PT comemora 25 anos

O PT comemorou neste sábado (19) seus 25 anos de existência em um ato público nacional que contou com a presença de cerca de 2.000 pessoas no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, entre lideranças nacionais e regionais, ministros, governadores, parlamentares, prefeitos, além de 48 delegações de partidos progressistas de esquerda de várias partes do mundo. “Foi um ato muito bonito, emocionante e com um clima de grande unidade”, avaliou o presidente nacional do PT, José Genoino.
A festa começou por volta das 15h30, com a apresentação de grupos de maracatu, caboclinhos e capoeira, blocos de frevo e trios nordestinos, que animaram o público no campus da universidade.
Às 19h30, o ato solene foi aberto com um recital do maestro Arthur Moreira Lima. Estavam presentes os ministros José Dirceu (Casa Civil), Humberto Costa (Saúde), Jaques Wagner (Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) e Waldir Pires (Controladoria Geral da União); o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Rocha (PT-PA); o líder do partido no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP); o presidente nacional do PT, José Genoino; o senador Eduardo Suplicy; a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy; o ex-presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP); o deputado Arlindo Chinaglia (PT-S), entre vários outros parlamentares, além de prefeitos petistas do Nordeste e governadores do PT. “O PT do Nordeste estava lá em peso. Havia delegados de todos os Estados da região, além dos dirigentes nacionais do partido”, afirma Genoino.
Durante o ato, discursaram os prefeitos de Recife, João Paulo; de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; de Fortaleza, Luizianne Lins; o segundo vice-presidente do PT, Romênio Pereira; o terceiro vice-presidente do PT, Valter Pomar; os ministros Humberto Costa e José Dirceu; e o presidente do PT, José Genoino.
O ministro Dirceu representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pôde comparecer porque está finalizando os acertos da reforma ministerial neste fim-de-semana. Suas palavras, no entanto, se fizeram presentes por meio de um artigo sobre os 25 anos do PT, com o título “O motor da nossa História”, divulgado ao público que participou do ato.
Foi exibido um vídeo comemorativo de 13 minutos, com imagens históricas do partido e de militantes ilustres, além de músicas que marcaram as campanhas de Lula à presidência. Muito aplaudido, o vídeo causou comoção em boa parte da platéia.
As festividades do dia foram encerradas com um show com Mestre Salustiano, Orquestra do Maestro Ademir Araújo e Maciel Melo.

Fonte: Site do PT