Professores estaduais do Rio fazem paralisação por 24 horas

Por Marcela Cornelli

Os professores da rede estadual do Rio fazem, hoje, paralisação por 24 horas para protestarem contra a política educacional adotada pelo governo de Rosinha Matheus. Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a categoria enviou uma pauta de reivindicações para o governo e para o secretário de Educação, Cláudio Mendonça, mas não houve resposta.

Na avaliação dos professores, as recentes medidas adotadas pelo governo estadual como redução da grade curricular e a não convocação de concursados para ocupar as 26 mil vagas de professores na rede irão prejudicar os alunos.

Os professores irão se reunir às 14h, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa, no centro da cidade, para avaliar a paralisação. Entre as principais reivindicações da categoria estão: convocação dos aprovados no concurso para rede estadual de 2001, abertura de novos concursos para professores e funcionários, incorporação da gratificação do Programa Nova escola aos pisos salariais no nível máximo, com a extinção do programa, inclusão dos professores de 40 horas no Plano de Carreira e carga horária de 30 horas de trabalho para os funcionários.

Fonte: Agência Brasil