Presidente eleito deve ser conhecido às 23 horas de domingo


O nome do Presidente da República eleito no dia 29 de outubro, domingo que vem, deverá ser conhecido às 23 horas do mesmo dia. A previsão é do secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino.
Ele acredita que 90% dos votos deste segundo turno estejam apurados até as 22 horas, como ocorreu no primeiro turno. Os balanços parciais só começarão a ser divulgados quando terminar a votação no Acre, às 19 horas de Brasília.
Em coletiva na tarde de hoje (25), no TSE, Janino explicou que a previsão é igual a do primeiro turno pois o processo de apuração e transmissão dos dados pelos tribunais regionais eleitorais é o mesmo, embora a votação seja só para os cargos de Presidente da República e de governador em dez estados.
O processo envolve gravação do disquete, publicação dos boletins nos locais de votação, envio dos disquetes para transmissão pelos Tribunais Regionais Eleitorais, com totalização local, e envio dos dados ao TSE para totalização nacional.
As filas para votação, porém, devem diminuir nesse segundo turno em razão do menor número de cargos. No primeiro turno, o eleitor demorou em média 50 segundos para votar em candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Agora, segundo segundo Janino, o tempo de cada voto deve cair para 20 segundos.

Fonte: Agência Brasil