Presidente do TRE concorda em abrir discussão sobre eleição de Diretor

Por Caio Teixeira e Carla Marcon
Diretores do SINTRAJUSC

Dando encaminhamento à proposta de eleições diretas para Diretor Geral do TRE, os Coordenadores do Sintrajusc Carla Marcon e Caio Teixeira se reuniram ontem com o Desembargador Jorge Mussi, Presidente do TRESC, para levar a proposta dos trabalhadores do órgão.

PEDIDA SUPLEMENTAÇÃO PARA URV

O Sindicato iniciou a reunião discutindo orçamento e foi surpreendido pela informação do Presidente de que havia pedido, ontem mesmo, nova suplementação orçamentária com a finalidade específica de pagamento dos atrasados da URV. A medida é correta pois a suplementação aprovada na semana passada é insuficiente. A Fenajufe e o Sintrajusc estão lutando em Brasília para garantir uma suplementação extra e ia justamente pedir ao Presidente que fizesse o pedido.

ELEIÇÕES PARA DIRETOR

O Sindicato entregou ao Desembargador um documento com a posição dos servidores manifestada na pesquisa, cujo resultado apontou a defesa da realização de eleições diretas para o cargo de Diretor Geral. Foi esclarecido que não queremos atribuir caráter meramente jurídico à discussão, mas tratá-la como uma questão de política administrativa, de modo que não se resuma a deferir ou indeferir. O interesse da categoria é discutir o tema à luz da necessária democratização do Poder Judiciário.

O Presidente do TRE disse que já tinha lido os boletins do sindicato a respeito e que se impressionou com a motivação ali expressa pela categoria. Ele se disse, em princípio simpático à idéia exposta pelo Sintrajusc, em especial no tocante à “oxigenação” da administração. Disse que a discussão sobre democratização interna dos órgãos já chegou ao TJ onde os juízes reivindicam a eleição do presidente do tribunal pelo voto direto de todos os magistrados. O Desembargador disse também que, estando nos últimos meses de mandato, não se sentia a vontade para decidir sobre uma questão complexa como esta, deixando uma solução pronta para seu sucessor. O sindicato vai entregar o documento aos demais juízes e o Presidente se comprometeu a provocar a discussão no Pleno, a fim de colher uma primeira impressão dos seus pares.

Dando continuidade à discussão de forma ampla, o Sintrajusc está convocando uma nova reunião setorial com os servidores da Justiça Eleitoral para amanhã (sexta-feira,14/12) às 13 horas, em frente ao TRE, a fim de organizarmos coletivamente os próximos passos desta luta.