Prazo de inscrição ao 1º Concurso Nacional de Fotografia é prorrogado para 3 de abril

A diretoria da Fenajufe decidiu prorrogar o prazo de inscrição do 1º Concurso Nacional de Fotografia. Desta forma, o interessado em participar do concurso agora poderá efetuar sua inscrição até o dia 3 de abril, impreterivelmente. As inscrições estavam previstas para encerrar nesta sexta-feira, 13 de março, mas para atender a pedidos de vários servidores que alegaram dificuldades de participar devido ao calendário apertado com o recesso de final de ano, férias e carnaval, os coordenadores resolveram alterar o calendário.
               A Fenajufe afirma, no entanto, que as regras do regulamento continuam as mesmas. Com o tema: “Servidores do Brasil”, o concurso foi lançado em dezembro do ano passado, com o objetivo de valorizar e estimular o potencial criativo da categoria. “A ideia é mostrar o compromisso dessas pessoas com o País, com a Democracia, com a Justiça Social, por meio da fotografia. E também revelar aspectos de sua relação dia a dia com a população brasileira”, afirma o regulamento. Poderão participar do concurso os servidores do Judiciário Federal e do MPU e também os jornalistas e fotógrafos dos sindicatos filiados à Fenajufe.
            O regulamento prevê duas categorias: a) Amador – Servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União, desde que filiados aos seus sindicatos de base; e b) Profissional – Jornalistas ou fotógrafos servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União, desde que filiados aos seus sindicatos de base; e jornalistas e fotógrafos contratados ou que prestam serviços aos sindicatos filiados à Fenajufe, cumprindo as exigências da ficha de inscrição.
            O trabalho inscrito deverá ser individual, sendo vedada a co-autoria. O regulamento também determina que cada autor poderá participar com apenas uma foto original, que deverá ser impressa e ampliada (em papel fotográfico fosco, sem borda ou moldura) no tamanho de 20 cm x 30 cm. As fotografias poderão ser produzidas em linguagem analógica ou em linguagem digital e não serão aceitas imagens manipuladas ou alteradas manual ou eletronicamente, nem montagens e colagens. A Fenajufe informa, ainda, que não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas ou que já tenham sido premiadas até a data de inscrição no concurso.
            Para efetuar a inscrição, o interessado deverá entregar o material, pessoalmente ou pelos Correios, na sede da Fenajufe, que fica no endereço: SCS Quadra 01, Bloco ‘C’, Edifício Antônio Venâncio da Silva, 14º Andar – Brasília/DF – CEP 70395-900. A Fenajufe informa que a inscrição será efetivada a partir do momento em que receber o material, observados os prazos contidos no regulamento.
            As fotografias serão avaliadas por uma Comissão Julgadora a ser designada pela Fenajufe, que também estabelecerá o prazo para a conclusão dos trabalhos. A premiação será durante a XV Plenária Nacional da Fenajufe, prevista para acontecer em junho deste ano.
         Para tirar dúvidas, o interessado poderá enviar mensagem para o endereço eletrônico concursofotografia@fenajufe.org.br. Em anexo a este Informa, seguem o regulamento, a ficha de inscrição e o folder do concurso para que todos os sindicatos possam reforçar a divulgação com toda a categoria.