Porto Alegre já se prepara para o Fórum Social Mundial 2005

Por Janice Miranda

O prefeito de Porto Alegre, João Verle confirmou a decisão do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, de que a próxima edição do FSM será em Porto Alegre, em janeiro de 2005. A definição das datas do 5º Fórum deve ocorrer na próxima reunião do Conselho Internacional, prevista para abril, na Europa.

Já pensando em 2005, o prefeito de Porto Alegre destacou que os debates do 5º FSM deverão se concentrar em pontos comuns vividos em diferentes partes do mundo. Esse pontos deverão ser identificados ao longo deste ano, permitindo a construção de uma agenda que abranja temáticas pertinentes aos cinco continentes. “Não se pode mais apenas reunir pessoas, é importante aprofundar os debates já realizados nas quatro edições do Fórum”, defendeu Verle. Para ele, a pobreza, a guerra e a paz são exemplos de temas permanentes nas agendas de todo o mundo. A expectativa do prefeito é de que até 150 mil pessoas participem do próximo Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

Encontro pela paz e contra a guerra

A primeira atividade que servirá de preparação para o 5° FSM ocorrerá já no mês de fevereiro, quando a prefeitura de Porto Alegre promoverá o Encontro Internacional pela Paz e Contra a Guerra. O evento, que ocorrerá de 11 a 13 de fevereiro, pretende ser um espaço de balanço, de debate e de formulação de propostas sobre o sistema de poder mundial e sobre o processo do Fórum Social Mundial. As potencialidades e os horizontes futuros do FSM serão analisados a partir da necessidade de integrar o tema da paz e da guerra com o da luta por “um outro mundo possível”. O encontro será realizado na PUC e também servirá para as primeiras discussões sobre a organização do FSM 2005.

Entre os palestrantes convidados, estão Tariq Ali, Bernard Cassen, Ignacio Ramonet, Emir Sader, Ana Esther Ceceña, Daniel Bensaid, Atilio Boron, Gilberto Achcar, Meena Menon, João Pedro Stédile, Paulo Vizentini e Beverly Keene. Os debates ocorrerão em torno de seis mesas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo endereço: pelapazcontraguerra@gp.prefpoa.com.br.

Fonte: Agência Carta Maior