Plenária dos SPF’s será mesmo no dia 29 de agosto

A Plenária Nacional dos servidores públicos federais está confirmada para o próximo dia 29 de agosto, em Brasília. A Fenajufe orienta que os sindicatos façam suas assembléias para eleger os delegados e observadores, conforme convocatória já enviada anteriormente, confirmando a data e o local da plenária.

Em reuniões dos dias 17 e 18 de agosto, as entidades nacionais da Cnesf discutiram um documento que será apreciado pelos delegados na plenária do dia 29. O texto, já enviado pela Fenajufe a seus sindicatos de base, contém as indicações tiradas no seminário que discutiu o papel e a reestruturação da Cnesf, realizado no último dia 09 de agosto, com a participação de representantes das entidades nacionais e de base, dentre eles os diretores da Fenajufe Waldson Silva e Sheila Tinoco. Já nas reuniões dos dias 17 e 18, a Fenajufe esteve representada pelos diretores de plantão Vera Lúcia Pinheiro e Carlos Antônio Ferreira (Ovo).

O seminário discutiu o fortalecimento da Cnesf, cujas propostas a seguir serão debatidas na próxima plenária:

1.Retomar a capacidade negocial da Cnesf;
2. Recuperar as coordenações estaduais;
Manter os repasses financeiros e rever a metodologia que define os valores de cada entidade;
3.Posicionar-se em relação às entidades que não pagam a CNESF, buscando negociar as dívidas identificadas;
4.Retomar o GT de Assuntos de Aposentadoria;
5.Permanência ou não do Sindilegis;
6.Elaborar um Regimento sobre as Plenárias dos SPF’s para ser discutido e aprovado pela CNESF;
7.Definir uma proporcionalidade sobre a participação política das entidades nas decisões da Cnesf, de acordo com a proporcionalidade que define a contribuição financeira das entidades;
8.Definir a participação das entidades (assinatura e pagamento) em publicações da Cnesf;
9.Retomar os plantões das entidades na Cnesf;
10.Que a Cnesf volte a ser um Fórum;
11.Definição da estrutura da Cnesf: tamanho da sede; quantos funcionários; qual perfil dos funcionários.

Quanto ao item 7 relacionado acima, na reunião do dia 19, foi formado um grupo de trabalho para discutir e elaborar uma proposta de regimento. O GT é composto pela Fenajufe, Condsef, Andes/SN, Unafisco Sindical, Fenafisp e Sinasefe. (Fonte: Fenajufe)