Plano de carreira e saúde do trabalhador serão discutidos em encontros nacionais

Os trabalhos da plenária final no sábado, no 6° Congrejufe, tiveram início com a votação do regimento eleitoral, que serviu de base para a comissão encaminhar o processo de eleição da nova diretoria executiva da Fenajufe. Após a aprovação do regimento, os delegados e observadores deram início à discussão dos temas que foram debatidos nos grupos de trabalho, na tarde de sexta-feira [30]. Nos grupos, os congressistas debateram a aprovaram as propostas de resolução sobre saúde do trabalhador, carreira, conjunturas nacional e internacional, CUT e plano de lutas.
O primeiro ponto debatido no plenário foi sobre saúde do trabalhador. Em vários grupos, foi aprovada a proposta de criar uma comissão nacional para discutir a questão e encaminhar iniciativas na Fenajufe junto com os sindicatos filiados. Por consenso, foi aprovada a realização de um encontro nacional, ainda neste primeiro semestre, para definir as ações voltadas para a saúde dos trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União.
Em relação ao plano de carreira, os grupos de trabalho também indicaram que a Fenajufe elabore um calendário de atividades visando a construção de uma proposta de plano de carreira da categoria. Para aprofundar o debate entre a Fenajufe, sindicatos filiados e a base, o plenário também aprovou um encontro nacional para o primeiro semestre deste ano. A nova diretoria da Fenajufe ainda vai definir a data para os encontros sobre saúde do trabalhador e sobre carreira.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)