Ontem o dia foi de discussão e tentativas de impedir a assinatura da MP que libera os transgêncios

Por Marcela Cornelli

A quinta-feira foi de intensas negociações no Palácio do Planalto. José Alencar ficou reunido do final da manhã até o início da noite com ministros e uma comissão de parlamentares que discute o tema junto ao governo. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reiterou sua posição contrária à liberação dos transgênicos. Já o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, defendeu o plantio para evitar prejuízos aos agricultores do Sul do país, que já possuem estoques de sementes geneticamente modificadas.

Os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Frei Sérgio (deputado estadual do PT-RS), integrantes da comissão de parlamentares que se reuniu com Alencar ao longo do dia, chegaram a abandonar o encontro depois de José Alencar ter revelado que realmente teria que assinar a MP. “Saímos de forma fraternal. Apenas os nossos caminhos se separaram. Cada um com a sua história. Abandonamos o barco, agora vamos recuperá-lo adiante para evitar um estrago maior”, disse Gabeira ao deixar a reunião.

À noite, houve mais uma tentativa de sensibilizar o presidente interino para não assinar a medida. Uma comissão de integrantes do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) foi ao Palácio do Planalto entregar a José Alencar uma moção, aprovada durante reunião do órgão, que faz um último apelo pela não liberação do plantio de transgênicos nesta safra. O Conama também entregou outra moção à ministra Marina Silva elogiando a sua postura contrária aos transgênicos.

Mesmo diante de tantos apelos contra a liberação dos transgênicos, Alencar assinou a MP, segundo ele, seguindo determinação do presidente Lula, que ontem teria, por telefone, orientado para que Alencar tomasse a decisão de liberar o plantio.

Fonte: Agência Brasil