Nesta terça é o Dia Internacional de Ação contra a Organização Mundial do Comércio

Por Marcela Cornelli

Os movimentos sociais do mundo todo promovem amanhã, 9/9, o Dia Internacional de Ação contra a Organização Mundial do Comércio (OMC). Em várias partes do globo haverá ações orientadas a pressionar os governos que participarão esta semana, entre os dias 10 e 14, da reunião ministerial da OMC em Cancún (México). Atos públicos, greves, bloqueios e a leitura de um manifesto único estão entre as atividades propostas. No dia 13, em todo o mundo, haverá manifestações massivas com a realização da Marcha Global contra a Guerra Econômica e Militar.

Os protestos contra os projetos capitalistas de globalização culminarão com a realização, em janeiro, da quarta edição do Fórum Social Mundial, em Mumbai (antiga Bombaim), na Índia. No Brasil, o Grito dos Excluídos, realizado ontem, foi marcado por manifestações em todo o território nacional, a maior delas realizada em Aparecida do Norte (SP), com a Romaria do Trabalhador. Durante as manifestações do Grito dos Excluídos, os organizadores da Campanha Nacional contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) intensificaram a coleta de assinaturas pela realização de um plebiscito oficial sobre a Alca.

No Rio, a maior concentração de militantes da campanha aconteceu na Candelária, na parte da manhã. Os manifestantes aproveitaram a movimentação de pessoas em função do desfile militar para recolher assinaturas para o abaixo-assinado, cujas listas serão entregues em Brasília no próximo dia 16, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. O abaixo-assinado reivindica: a realização imediata de uma auditoria pública sobre a dívida externa brasileira, conforme determina a Constituição Federal, e com a participação de entidades da sociedade; a imediata anulação do Acordo de Cessão da Base de Alcântara aos Estados Unidos; a convocação de um plebiscito oficial sobre a Alca, ainda em 2003, a fim de garantir o direito ao povo brasileiro de decidir os destinos do país.

Calendário Continental da Campanha Contra a Alca, a dívida e a militarização

Dia 9 (Em todo o mundo) – Dia Internacional de Ação contra a OMC.

Dia 13 (Em todo o mundo) – Marcha Global contra a Guerra econômica e Militar.

De 10 a 14 (Cancún, México) – Mobilização contra a Reunião Ministerial da OMC.

Dias 14 e 15 (Brasília) – Plenária Nacional da Campanha Contra a Alca/Jubileu Sul.

Dia 16 (Brasília) – Entrega das listas do abaixo-assinado ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

Outubro
De 4 a 11 (Argentina) – Consulta Popular sobre a Alca, a Dívida e a Militarização.

Dia 12 – (Fronteira do México/EUA) – Mobilizações e fechamento de 5 pontes fronteiriças.

Dia 12 (Em todas as Américas) – Grito dos Excluídos Continental: “Não à Alca e Não à Militarização”.

De 7 a 9 (Belo Horizonte, Minas Gerais) – Fórum Social Brasileiro.

Dia 23 (Em todas as Américas) – “Semana pela Paz e pela Desmilitarização” – Campanha pela Desmilitarização das Américas (CADA).

De 19 a 21 (Miami, EUA) – Mobilização contra a Reunião Ministerial da Alca.

Dias 22 e 23 (Ft. Benning, Columbus, EUA) – Mobilização contra a Escola das Américas.

Data a definir (México, DF) – Reunión de FECOC (Federación Continental de Organizaciones Comunales).

Data a definir (México, DF) – Reunión de la Coordinación Continental del Grito de los Excluidos.

Dezembro

Dias 4-10 (Em todo o mundo) – Semana Internacional de Ação pelos Direitos Humanos e não à Dívida Externa.

Janeiro

De 13 a 16 (La Habana, Cuba) – III Encuentro Hemisférico Contra el Alca y Solidaridad Interamericana con Cuba.

De 16 a 21 (Mumbai [Bombaim], Índia) – Fórum Social Mundial: “Outro Mundo é Possível”.

Fonte: CUT/RJ