Nesta quinta, 29, Sintrajufe/RS inicia jornada de formação em saúde e no trabalho. Sintrajusc irá retransmitir

Promovida pelo Sintrajufe/RS, tem início nesta quinta-feira, 29, às 18h30min, a jornada de formação em saúde e no trabalho “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”. No painel de abertura do evento, a médica e professora Margarida Barreto abordará o tema “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”. O Sintrajusc irá retransmitir a jornada. Acesse https://www.facebook.com/sintrajufers

Na abertura da atividade, a direção do Sintrajufe/RS fará uma apresentação da jornada, dos objetivos da iniciativa e das entidades parceiras, que farão a retransmissão do evento. A coordenadora da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual CNJ conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Tânia Reckziegel, fará uma saudação aos e às participantes e às pessoas que estiverem acompanhando o evento.

A série de encontros tem como objetivo proporcionar debates e reflexões sobre questões relativas à saúde e relações de trabalho na contemporaneidade, no mundo do trabalho de modo geral e, especificamente, no Judiciário Federal e no Ministério Público da União (MPU): essa é a proposta da jornada de formação.

Sobre a painelista

Margarida Barreto é médica, com mestrado e doutorado em Psicologia. Trabalha, principalmente, com temas como assédio moral no trabalho, humilhações no trabalho, saúde da mulher trabalhadora e condições de trabalho. Atua como professora instrutora do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e como professora convidada na USP e no Instituto Oscar Freire. É autora, entre outros, dos livros “Assédio moral – Gestão por humilhação”, “Violência, saúde e trabalho, uma jornada de humilhações”, “Do assédio moral à morte de si” (organizadora).

Sobre a jornada

A jornada, composta por seis encontros online, de 29 de abril a 2 de junho, sempre às 18h30min, abordará os seguintes temas: “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, “Formação do Estado Brasileiro: as raízes da subalternidade”, “Quem é o poder Judiciário brasileiro – qual Judiciário queremos?”, “Trabalho, trabalho remoto, pandemia – apresentação dos dados pesquisas Fiocruz e Sintrajufe/RS”, “Trabalhar sim, adoecer não!”, “Desejar, falar, trabalhar”.

Os encontros terão a participação de profissionais especialistas em suas áreas de atuação, com histórico de reconhecidas contribuições para o debate dos assuntos abordados: Henrique Carlos Oliveira de Castro, Marcia Tiburi, Tânia Reckziegel, Lênio Streck, Maria Juliana Moura Correa, Geraldo Azevedo, Álvaro Roberto Crespo Merlo, Fernanda Duarte e Ana Magnólia Mendes.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Instituições e sindicatos parceiros farão divulgação e retransmissão

O evento contará com a parceria de diversas e entidades e sindicatos na retransmissão. Todos os encontros serão abertos ao público geral, que também poderá acompanhar pelo canal do Sintrajufe/RS no Youtube e na página do Facebook. Haverá emissão de certificado de participação; o formulário será disponibilizado aos participantes durante o evento.

Quem participa:

TRT4 e Escola Judicial do TRT4

Fenajufe (Judiciário Federal e MPU) e Fenajud (Judiciário Estadual)

CUT/RS e CUT Regional Centro RS (Santa Maria e região) e FSST

Sindicatos do Judiciário Federal/MPU: Sindjuf/PA-AP, Sintrajuf/PE, Sisejufe/RJ, Sintrajusc/SC e Sindiquinze/SP

Sindicatos do Judiciário Estadual: Sindjustiça/GO, Sindijus/PR e SinjuSC/SC

Sindicatos de outras categorias: Assufsm, Cpers/RS, Semapi/RS, Sindiágua/RS, Sindipetro/RS, Sindjor/RS, APP Sindicato (educação pública do Paraná)

Com informações do Sintrajufe/RS