Nesta quarta (7) tem Ato por reposição salarial e carreira. Veja as orientações para a capital e o interior do estado

O Ato por recomposição salarial emergencial de 28,56% em 2025 e 2026 e carreira é nesta quarta-feira, dia 7,  no prédio do Foro Trabalhista de Florianópolis, às 14 horas, assim como mobilização nas unidades judiciárias do interior do estado na medida das possibilidades de cada uma. Para os e as colegas da Justiça Federal de Florianópolis, haverá transporte do prédio da JF para o Foro Trabalhista às 13h45.

No dia 8, o sindicato estará com representação em Brasília, pelo coordenador do Sindicato e da Fenajufe Paulo Koinski, para o ato público nacional em frente ao Conselho Nacional de Justiça (8h) e ao STF (14h). Na mesma data, haverá reunião do Fórum de Carreira no CNJ.

INTERIOR DEVE SE MOBILIZAR NESTA QUARTA

A orientação é que, neste dia 7, os e as colegas do interior façam mobilizações em frente aos prédios, preferencialmente conjunta, onde houver mais de um ramo do Judiciário Federal. O panfleto tamanho A4 está disponível no anexo para impressão. Clique no anexo, faça o download e imprima. As notas devem ser encaminhadas para o e-mail financeiro@sintrajusc.org.br para ressarcimento.

E não se esqueça de enviar fotos das atividades para o e-mail imprensasintrajusc@gmail.com para publicação nos meios de comunicação do sindicato.

PROPOSTA

A proposta de reposição salarial emergencial foi encaminhada pela Fenajufe no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclua a verba necessária para a recomposição salarial no Anexo V do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) do próximo ano, para implementação em 2025 e 2026.

O estudo da federação propõe a recomposição salarial da seguinte forma: 14,28% em outubro de 2025 e 14,28% em outubro de 2026 (sobre o vencimento básico). As duas parcelas devem ser sucessivas, incidindo, cumulativamente, em 30,65%. Na segunda parcela, inicia-se a primeira sobreposição de nível dos cargos de técnico e analista. Para chegar a esse percentual, a Fenajufe considerou que a lei 14.523/2023 estabeleceu 19,25% de reposição, sendo que as perdas salariais registradas passavam dos 30%. A essa diferença foi somada a inflação acumulada nos últimos quatro anos.

A Fenajufe defende as diretrizes aprovadas por unanimidade na Plenária Nacional de Belém (PA): reposição das perdas do último período; política salarial tendo como horizonte a isonomia com carreiras do Tribunal de Contas da União (TCU) e a Receita Federal; redução do fosso salarial entre os cargos; sobreposição da tabela e aumento dos percentuais dos Adicionais de Qualificação (AQ). A meta é que a tabela chegue à equiparação com as carreiras análogas do Executivo, com sobreposição de padrões (de 5 a 7). A tabela apresentada mantém os 13 padrões, como forma de proteger a paridade entre ativos, aposentados e aposentadas (veja abaixo).

Tabela-emergencial.pdf (103 downloads )

CARTAZ A4 PARA IMPRIMIR:

Ato-dia-7.pdf (38 downloads )