Moção aprovada pela Fenajufe pede que Lula edite MP contra demissões

A Diretoria Executiva da Fenajufe, durante reunião na última sexta-feira [11], aprovou uma moção destinada ao presidente da República Luis Inácio Lula da Silva reivindicando a edição de Medida Provisória que impeça as demissões sem justa causa. Na moção, a Fenajufe lembra que no dia 26 de agosto várias entidades sindicais, entre as quais a CUT nacional, a Fenajufe e o Sintrajuf-PE, entregaram ao governo federal abaixo assinado com mais de 43 mil assinaturas reivindicando a MP, visando a estabilidade no emprego em função da crise econômica mundial.

Nas intervenções do ato do dia 26 de agosto, além de relatos das atividades nos Estados e nas diferentes categorias, foi destacada a força da campanha que, na opinião de todos, coloca uma questão crucial para os trabalhadores que é a defesa do emprego. Segundo o diretor da CUT nacional Julio Turra, cerca de 50 mil assinaturas foram recolhidas, mas muitas não chegaram a Brasília por dificuldades de centralização [municípios distantes, por exemplo].

Em virtude de a campanha envolver o movimento sindical e popular, a juventude, parlamentares de todos os níveis e partidos e representantes de Câmaras Municipais, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que recebeu o abaixo assinado em nome do governo federal, propôs uma discussão em três estágios envolvendo além dele mesmo, o Secretário Geral da Presidência, Luis Dulci, que terá a tarefa de dialogar com os movimentos sociais; e Gilberto de Carvalho, chefe do gabinete do presidente Lula. O ministro também se comprometeu a informar o resultado desse encaminhamento aos representantes das entidades que fazem a campanha em defesa da estabilidade no emprego.

A Fenajufe esteve representada no ato pela coordenadora Sheila Tinoco. Ela lembrou que a participação no ato cumpre deliberação da reunião ampliada dos dias 15 e 16 de agosto, em que foi aprovado o plano de lutas para que a Federação e os sindicatos apoiem a edição da MP contra as demissões. O item relacionado a esse tema no plano de lutas afirma que a Fenajufe deve lutar “contra as demissões em massa resultantes da crise mundial, exigindo que o governo Lula edite uma medida provisória que garanta a estabilidade de emprego, proibindo as demissões”.

Confira abaixo todo o conteúdo da moção, aprovada pela Diretoria Executiva da Fenajufe e já encaminhada ao presidente Lula.

Moção ao presidente Lula

Presidente Luis Inácio Lula da Silva,

No dia 26 de agosto, 43.825 assinaturas foram entregues ao seu governo através do Ministro das Relações Institucionais, José Múcio, designado pela presidência para receber a delegação da campanha para que seja editada uma Medida Provisória que proíba as demissões, garantindo a estabilidade no emprego para os trabalhadores brasileiros.

Na audiência, o Ministro Múcio, compreendendo a amplitude da campanha, considerou necessário envolver na discussão o secretário Geral da Presidência, Luis Dulci e o chefe de gabinete Gilberto de Carvalho e assumiu dar esse encaminhamento.

Aguardamos então a continuidade da discussão e uma resposta da Presidência da República, pois consideramos a questão colocada por essa campanha, a defesa do emprego, é vital para os trabalhadores brasileiros que seguem ameaçados pela crise internacional. Esperando a data de uma nova audiência, subscrevemo-nos atenciosamente”.

Da Fenajufe – Leonor Costa