Ministros recebem coordenação do MST em Brasília; em Florianópolis, sem-terra ocupam prédio do Incra e entregam pauta de reivindicações

Cerca de 20 integrantes da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão sendo recebidos nesta terça-feira, 27/09, no Palácio do Planalto, desde às 12h, pelos ministros Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Paulo Bernardo (Planejamento), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência da República) e Dilma Roussef (Casa Civil).
O Movimento apresenta uma pauta de reivindicações de sete pontos firmados com o Governo federal na realização da Marcha Nacional em maio deste ano, que reforçam também, o compromisso de o Governo assentar 400 mil famílias até 2006, como divulgado no Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) em novembro de 2003.
A jornada, que teve início na segunda-feira, 26/09, está presente em 19 estados e com 21 prédios do Incra ocupados. Além de edifícios públicos, o MST realizou ocupações em oito agências do Banco do Brasil, latifúndios e sete pontos de pedágios no Paraná.
De acordo com dados do próprio Incra, existem dez estados em que nenhuma família do MST foi assentada no ano de 2005: Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Paraíba, Bahia, Maranhão e Santa Catarina, que somam mais de 58 mil famílias acampadas, das 130 mil do Brasil, apenas do Movimento.

Em Florianópolis

Um grupo com cerca de 250 integrantes do MST ocupou, ontem de manhã, o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) em Florianópolis. Eles tiveram uma conversa rápida com o superintendente João Paulo Stropazzon e apresentaram alguns pontos da pauta nacional. A superintendência também aguarda as orientações de Brasília e afirma que, à princípio, não entrará com pedido de reintegração de posse. Apenas foi negociada a liberação de algumas salas. Os sem-terra afirmaram que só sairão do local após a ordem dos líderes do MST em Brasília. Para garantir a permanência, trouxeram roupas, colchão e fogareiro.

Fonte: Diap/A Notícia