Mineiros iniciam greve e adesão no interior e na capital aumenta

O primeiro dia de greve em Minas Gerais teve início com uma boa participação da categoria. A diretoria do Sitraemg-MG e diversos servidores se concentraram na porta do prédio do TRE, na avenida Prudente de Morais, em Belo Horizonte, para mobilizar a categoria para o movimento grevista no Estado. O presidente do sindicato, Alexandre Brandi ressaltou, no ato em frente ao TRE, que a greve “é pacífica, ordeira e completamente dentro da legalidade, mas com o coração, buscando a vitória do movimento”. A mobilização começou às 7h, com um café da manhã e um trabalho de convencimento com os servidores.

De acordo com o Sitraemg, 80% dos servidores do TRE aderiram à paralisação e não compareceram ao trabalho. Servidores das Justiças Federal e do Trabalho também compareceram à mobilização e deram informações de que a 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 12ª, 17ª e 32ª Varas Federais pararam suas atividades, assim como a 2ª, 6ª e 15ª Varas do Trabalho. No interior, as cidades de Tombo e Teófilo Otoni já estão paradas, enquanto Uberaba realizará uma assembleia para definir as atividades nesse período.

Alexandre Brandi também elogiou os servidores da Justiça Estadual mineira, que também deflagraram sua greve hoje, 12 de maio. Brandi conclamou os servidores a ajudarem na mobilização da greve, indo aos prédios com a equipe do sindicato para chamar mais colegas para aderirem ao movimento. “Nós, do sindicato, somos poucos, mas vocês são muitos. Assim, peço a vocês que unamos nossas forças para ‘correr’ os outros prédios e chamar mais colegas”, explicou o presidente.

Os dirigentes deram informes sobre o quadro de greve nos outros estados brasileiros e também deram notícias sobre as negociações em Brasília, entre dirigentes de tribunais e parlamentares, em prol da tramitação do PL 6613/09. “Essas negociações já são fruto de nosso movimento”, declarou Fernando Neves, incentivando os trabalhadores.

Arrastão na JE e na JF
Um grupo formado por 10 pessoas, tendo à frente o diretor jurídico Fernando Neves, saiu do ato na porta do TRE e dirigiu-se ao prédio que concentra os cartórios eleitorais de toda Belo Horizonte e também ao prédio da Justiça Federal para fazer um trabalho de corpo-a-corpo com os servidores para conscientizá-los da importância da mobilização em massa a fim de atingir os objetivos do movimento. O grupo também distribuiu adesivos, cartilhas informativas sobre a greve e a Carta Aberta à População.

Posicionamento do interior de Minas
Três cidades já confirmaram que estão com os serviços paralisados, enquanto outras dez fizeram reuniões nesta tarde para formatar a paralisação e definir a escala de atendimento. Diversas cidades, mesmo as que não confirmaram mobilizações, solicitaram material ao sindicato, como faixas, cartazes, adesivos, camisetas, cartas à população e tarjas pretas.

Fonte: Sitraemg-MG