O XI Congresso Ordinário do Sintrajusc será realizado de 2 a 4 de outubro no Hotel Slaviero Ingleses Convention, nos Ingleses, em Florianópolis, com o tema “Unidade na Luta Conquista Direitos”.
O Congresso ocorre a cada três anos e é a mais importante instância de decisão da nossa categoria. Esta edição coincide com um período no qual servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU) debatem assuntos urgentes, como a previsão de reposição salarial, o aumento do Adicional de Qualificação (AQ), que está em tramitação na Câmara dos Deputados, e os novos ataques embutidos na proposta de reforma administrativa, cujo conteúdo ainda é um mistério.
Nesta e na próxima semana, está circulando jornal nas unidades judiciárias com todos os detalhes sobre o Congresso e hoje dois coordenadores estão em Criciúma e Araranguá.
Para Maria José Olegário, coordenadora do Sintrajusc e da Fenajufe, a realização do congresso neste momento de conquista da reposição salarial e aumento nos percentuais do Adicional de Qualificação é muito importante por deixar evidente que a unidade da categoria nas mobilizações torna possível alcançar estas e outras reivindicações.
Segundo ela, “a participação dos sindicalizados e sindicalizadas neste espaço de debates e tomada de decisões contribuirá para a construção do caminho que seguiremos buscando: a reestruturação da malha salarial, que prevê carreira única com três cargos, manutenção dos 13 níveis e retomada da sobreposição da tabela”.
Os e as delegadas para o Congresso são eleitos por local de trabalho, sendo 1 para cada 5 servidores (ou fração menor que 5). Somente sindicalizados e sindicalizadas podem ser eleitos delegados e suplentes, mas todos os lotados na unidade de trabalho podem votar e subscrever a ata de eleição.
Todas as orientações necessárias e a programação completa estão na notícia abaixo:
