Lula conversa com Fenajufe, mas negociação continua parada

A coordenação da Fenajufe conversou com o presidente, no final da noite de segunda-feira, dia 6, em um evento no Rio de Janeiro. Segundo a Federação, inicialmente Lula teve uma postura de não se comprometer com os servidores, ao afirmar que está deixando o governo e que não seria correto criar nova despesa para a presidente eleita, Dilma Rousseff. No entanto, com as argumentações da Federação e dos sindicalistas de que o Ministro do STF Cezar Peluso afirmou aguardar um retorno do Palácio do Planalto desde o encerramento do processo eleitoral, Lula orientou que a Fenajufe entre em contato com o chefe de gabinete pessoal da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Segundo o presidente, o contato será importante para tratar das negociações a respeito do reajuste dos servidores do Judiciário Federal.

Durante o 4º Encontro Nacional do Judiciário, promovido na segunda pelo CNJ no Rio, a coordenação da Fenajufe também cobrou do juiz auxiliar da Presidência do STF, Fernando Marcondes, o resultado da conversa que o STF, teria, no início desta semana, com o secretário geral do Ministério do Planejamento, João Bernardo. Na sexta-feira, dia 3, em reunião com coordenadores da Federação, Marcondes informou que o tema do encontro com o representante do MPOG seria a negociação referentes ao PCS da categoria.

O juiz auxiliar disse ao coordenador da Federação que a reunião ainda não ocorreu, mas garantiu que até quinta, dia 9, se reunirá com o secretário geral do Planejamento, oportunidade em que, na avaliação do próprio Marcondes, o governo poderá apresentar contraproposta para votar e implementar o PL 6613/09, o PCS.