Livro sobre Florestan Fernandes será lançado nesta segunda (28), na Assembléia Legislativa

Nesta segunda-feira, dia 28, às 19h30min, no plenário da Assembléia Legislativa, será lançado o livro Florestan Fernandes, Vida e Obra, de autoria de Laurez Cerqueira, que estará presente ao lançamento, juntamente com o jornalista Florestan Fernandes Júnior. A iniciativa do livro é do MST. O lançamento em Florianópolis é feito pelo MST e pelos gabinetes do deputado federal Mauro Passos (PT) e do deputado estadual Vânio dos Santos (PT).
O sociólogo Florestan Fernandes é um dos grandes pensadores da questão social brasileira. O nome de Florestan Fernandes está obrigatoriamente associado à pesquisa sociológica brasileira. Sociólogo e professor universitário com mais de cinqüenta obras publicadas, transformou as ciências sociais no Brasil e estabeleceu um novo estilo de pensamento.
Foi mestre de sociólogos renomados, como Octavio Ianni e Fernando Henrique Cardoso. Cassado com base no AI-5, em 1969, deixou o país e lecionou nas universidades de Columbia (EUA), Toronto (Canadá) e Yale (EUA). Retornou ao Brasil em 1972 e passou a lecionar na PUC/SP. Não procurou reintegrar-se à USP, da qual recebeu o título de professor emérito em dezembro de 1985.
Florestan esteve ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde sua fundação. Em 1986 filiou-se ao partido e exerceu dois mandatos de deputado federal (1987-1991 e 1991-1995). Florestan não via o destino da ex-URSS como o fim do socialismo e do marxismo, nem a globalização como a esperança dos excluídos – ao menos, dizia, enquanto o “capitalismo da fase atual não conseguir uma equação definitiva para a questão social”. Florestan Fernandes morreu em São Paulo no dia 10 de agosto de 1995.

Fonte: Instituto Florestan Fernandes