Livro de Heróis e Heroínas da Pátria terá, pela primeira vez, uma mulher negra

17/01/2023 – O presidente Lula (PT) sancionou a inscrição do nome de Antonieta de Barros no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. É a primeira mulher negra a fazer parte da obra, um livro com páginas de aço que fica no Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília, celebrando os nomes e as trajetórias de brasileiros e brasileiras importantes para a história nacional.

Entre os nomes que já constam no livro, estão Zumbi dos Palmares, Chico Mendes, Dom Pedro I, Alberto Santos Dumont, Sepé Tiaraju, Luís Gama, Getúlio Vargas, Leonel Brizola e Zuzu Angel. A inclusão de Antonieta de Barros foi assinada por Lula e pelas ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco. Fora aprovada, anteriormente, na Câmara dos Deputados e no Senado.

Quem foi Antonieta de Barros

Antonieta de Barros foi uma das três primeiras mulheres eleitas parlamentares no Brasil, em 1934. Ela foi eleita por Santa Catarina, onde nascera em 1901. Sua mãe fora uma mulher escravizada liberta, Catarina Waltrich; seu pai não consta no registro de batismo. Professora e com trajetória vinculada à defesa da Educação como instrumento de libertação, em 1948 ela foi autora do projeto que criou o Dia do Professor, oficializado primeiro em Santa Catarina e, mais tarde, nacionalmente. Sua história foi contada pela professora e pesquisadora Jeruse Romão no livro “Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil”. 

Saiba mais em https://catarinas.info/o-livro-humaniza-e-desconstroi-a-antonieta-de-barros-conta-autora-de-biografia/

Com informações do Sintrajufe/RS