Leia aqui manifesto por uma educação infantil pública, gratuita e de qualidade em Florianópolis

Por Marcela Cornelli

MANIFESTO PELA GARANTIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE EM FLORIANÓPOLIS

A Prefeitura de Florianópolis, na contramão de toda uma Campanha Nacional em Defesa da Educação Infantil, tomou as seguintes medidas:

1° Restringiu o direito às crianças de 0 a 6 anos de serem matriculadas em período integral nas Creches Municipais e Conveniadas;

2° Para diminuir gastos na Educação Infantil, retirou crianças de 6 anos das Creches e Núcleos de Educação Infantil, jogando-as para o Ensino Fundamental.

Florianópolis tem baixíssimo índice de atendimento às crianças na Educação Infantil. Somente neste ano, cerca de 3.500 crianças ficaram na lista de espera por uma vaga. São milhares de mães e pais que trabalham 8 horas diárias que necessitam deste serviço público durante o dia inteiro. A ampliação do atendimento às crianças de 0 a 6 anos na Educação Infantil é urgente. Para isto, é necessário ampliar o número de Creches e Núcleos de Educação Infantil, contratar mais profissionais, aumentar a quantidade de merenda… ou seja, precisa de investimento!

A Secretaria Municipal de Educação não tem nenhuma justificativa para deixar crianças de 6 anos sem a pré-escola (terceiro período)! Para uma mudança neste nível, é necessário todo um processo amplo e democrático de debate com a comunidade e com os profissionais da educação, dentro de uma proposta pedagógica. A Prefeitura nem sequer se importou em garantir melhores condições das Escolas de Ensino Fundamental, pois estas não estão estruturadas para receberem as crianças de 6 anos.

Contamos com seu apoio para evitarmos mais este ataque aos direitos dos cidadãos de Florianópolis!

AMANHÃ O SINTRAJUSC ESTARÁ PASSANDO UM ABAIXO-ASSINADO, JUNTO COM A DISTRIBUIÇÃO DO BOLETIM DO SINDICATO, CONTRA MEDIDADA DA PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS, QUE RESTRINGE O DIREITO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DE SEREM MATRICULADAS EM PERÍODO INTEGRAL NAS CRECHES DE FLORIANÓPOLIS.