Lançada hoje em Brasília Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública

Por Marcela Cornelli

A Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública e Gratuita foi lançada nesta quinta-feira com a participação de várias entidades representantes de professores, funcionários e estudantes de instituições públicas de ensino superior. O grupo conta com a adesão de 98 deputados e 39 senadores, tanto de partidos da base do Governo como da Oposição.

Um dos primeiros passos da Frente, de acordo com a deputada Luciana Genro (sem partido-RS), coordenadora do movimento, será marcar uma audiência com o ministro da Educação, Tarso Genro, para depois do carnaval.

FÓRUM INDEPENDENTE
A deputada garante que a Frente vai ser um fórum independente do Governo, atuando em parceria com as entidades organizadas para levar ao Ministério da Educação propostas que garantam ensino superior público, gratuito e de qualidade. No encontro com o ministro, os representantes da Frente pretendem discutir a medida, anunciada pelo Governo, de reservar 25% das vagas de instituições privadas para estudantes com dificuldade de acesso, como índios, negros, pobres e ex-presidiários. Para Luciana Genro, a proposta não está clara e preocupa a Frente Parlamentar, que vê nessa proposta “mais uma forma de transferência de recursos públicos para faculdades privadas”.

“Nós temos certeza que o dinheiro público tem que vir para as universidades públicas. Somos contra concessão de benefícios fiscais, isenções fiscais ou repasse de dinheiro para universidade particular, porque queremos é fortalecer a universidade pública e fazer, sim, uma reforma para que ela possa estar mais aberta, mais a serviço da população”, diz a parlamentar. Luciana Genro complementa que as universidades públicas devem cumprir um papel revolucionário, no sentido de abraçar a comunidade mais carente, de prestar serviços a essa comunidade e de democratizar o acesso ao ensino superior. “Esse papel só a universidade pública pode cumprir”, resume.

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública e Gratuita aconteceu no Salão Nobre da Câmara.

Fonte: Agência Câmara