Já são 64 as emendas apresentadas à reforma da Previdência

Por Marcela Cornelli

Já são 64 as emendas apresentadas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado. O número fechado hoje foi alcançado graças às doze emendas apresentadas pelo 1º vice-presidente da Casa, senador Paulo Paim (PT/RS), em resposta ao apelo de uma série de entidades ligadas aos servidores públicos.

Para serem encaminhadas à Comissão, os servidores precisavam contar com a assinatura de pelo menos um dos senadores da CCJ. Como Paim não integra a CCJ, ele buscou o apoio dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) e Álvaro Dias (PSDB/PR) para formalizar as emendas.

As doze propostas são dividas em cinco temas principais, de acordo com o senador: novas regras de transição para o novo modelo de Previdência Social; paridade total para os aposentados, servidores da ativa e futuros servidores públicos; subteto único para estados e municípios referente ao salário dos desembargadores dos estados; supressão da polêmica contribuição dos inativos; e a retirada do fator previdenciário do Regime Geral de Previdência Social, criado no governo passado.

Fonte: BBC Brasil