Inscrições para o Seminário Estadual sobre Carreira, Redução de Jornada de Trabalho e Saúde estão abertas até o dia 5 de setembro

O Seminário Estadual sobre Carreira, Redução de Jornada de Trabalho e Saúde será realizado no dia 13 de setembro, sábado, das 8h30 às 18h, no auditório da Justiça Federal em Florianópolis. Durante o Seminário também será realizada Assembléia Geral Extraordinária para a eleição da Comissão Eleitoral que coordenará o processo eleitoral no SINTRAJUSC.
O Sindicato convida os servidores a escolherem, em seus locais de trabalho, os colegas que irão participar do Seminário Estadual. Quem for indicado deve fazer inscrição prévia no e-mail seminarioestadual@sintrajusc.org.br informando nome e local de trabalho. O prazo é até às 19 horas do dia 5 de setembro. Será entregue certificado de participação.
Encerra-se também em 5 de setembro o prazo para envio dos questionários disponibilizados pelo Sindicato para que os servidores apresentem suas propostas. O questionário está disponível na página do SINTRAJUSC.
As propostas que chegarem até o dia 5 farão parte do Caderno de Propostas que será entregue aos inscritos cinco dias antes do Seminário.
A constituição da Carreira fortalece o órgão público, é instrumento de desenvolvimento pleno do servidor e estimula a formação da consciência coletiva do papel do serviço público. Esses três eixos são destacados pela Fasubra, federação que representa os trabalhadores nas universidades públicas e há mais de dez anos discute o tema. Nos três Seminários sobre Carreira, Redução de Jornada de Trabalho e Saúde já realizados, os servidores estão discutindo questões como constituição dos cargos, progressão funcional, promoção, jornada de trabalho, ascensão funcional e FCs.
A luta pelas 6 horas para atendimento aos jurisdicionados ao longo de 12 horas é um dos assuntos que mais rende intervenções, especialmente quando relacionado à saúde e às condições de trabalho. Fica claro, nas conversas, que os servidores estão cada vez mais ligados ao trabalho no período extra-jornada. Como diz o assessor jurídico da Fenajufe Pedro Maurício Pitta, que estará no Seminário Estadual, “intensifica-se o compromisso e a preocupação contínua com as soluções para o trabalho (o trabalhador ´plugado`)”.
Mesmo no ambiente de trabalho diminui o chamado “tempo morto” e intensificam-se as chamadas “doenças invisíveis”, tema que o médico do trabalho Roberto Ruiz, convidado pelo SINTRAJUSC, apresenta nos Seminários Regionais (leia mais no jornal O Grito). Servidores também estão relatando várias situações de más condições de trabalho, entre as quais mobiliários inadequados.
Todos os questionários enviados pelos servidores e as propostas apresentadas nas diferentes regiões serão levadas ao Seminário Estadual.

Agende-se! Há mais três Seminários Regionais (veja abaixo).

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ
Em Blumenau
28 de agosto, das 18h às 20h
Local: auditório do Banco do Brasil