Informe sobre o reajuste do plano de saúde da Unimed Grande Florianópolis

1 – O Sintrajusc lembra que o plano de saúde da Unimed Grande Florianópolis teve, como já informado, reajuste a partir de abril. A Unimed apresentou proposta de 67,55% de reajuste em função da expressiva sinistralidade do plano do Sindicato. A sinistralidade é obtida na relação entre a quantidade de procedimentos feitos pelos beneficiários (sinistros) e o valor pago por eles à operadora (prêmio). Basicamente, ela é um indicador sobre os resultados da utilização do plano. Depois de quatro rodadas de negociação em reuniões e apresentação de sucessivas contrapropostas, a operadora reduziu o índice para 57,41%, sendo esse o percentual que foi aplicado aos sindicalizados e sindicalizadas que têm o citado plano com o Sindicato.

2 – O Sintrajusc informou o TRT-SC sobre o reajuste em março para reflexos, se devidos, na folha de abril, mas considerando que já havia ocorrido o fechamento da folha, eventuais reflexos serão creditados na folha de maio retroativo a abril. Quem já recebe o teto em sua faixa etária não verá reflexos no repasse do auxílio saúde.

3 – O Sindicato ressalta que o plano do Sintrajusc não tem coparticipação, ou seja, usuários e dependentes não pagam participação financeira na despesa assistencial além da mensalidade. Atualmente, os planos trabalham com 20% e até 50% de coparticipação. Também cabe destacar que a sinistralidade expressiva pode ocorrer em qualquer plano. Outro elemento é que o plano do Sindicato não tem reajuste na mudança de faixa etária (por decisão liminar e ainda tramitando na justiça).

4 – Lembramos que a luta do Sindicato e da Fenajufe levou ao reajuste dos Auxílios, entre eles o Auxílio-Saúde. E já estamos reivindicando em Brasília a melhoria dos valores.