Impasse emperra apreciação da urgência do reajuste na Câmara. Sessão continua hoje (5)

O coordenador do Sintrajusc Paulo Roberto Koinski está em Brasília para acompanhar os desdobramentos da votação do PL 2648, do reajuste salarial, na Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira, a sessão votou apenas urgência para projeto que determina recalculo da proporcionalidade partidária. Demais requerimentos, como o da urgência do PL do reajuste, ficaram remetidos para a sessão desta terça.

Lideranças partidárias sinalizaram que tanto o requerimento de urgência do PL 2648 quanto o próprio mérito do projeto devem ser votados hoje. A decisão foi tomada após impasse gerado em votação de projeto de resolução da Câmara que poderia alterar a composição do Conselho de Ética da Casa.

Os coordenadores da Fenajufe  fizeram tentativa ontem junto aos líderes no Plenário para garantir votação do requerimento de urgência,  mas em razão do clima de disputa no ambiente e a falta de acordo entre os partidos para a apreciação de outras matérias, as votações foram encerradas, ficando para esta terça. O requerimento de urgência – REQ 2974/2015 – continua sendo o segundo item da pauta.

Quanto à possibilidade de obstrução por parte da oposição ao governo ou pela própria bancada governista, ventilada no final da semana passada e que ganhou variantes nos relatos pelas redes sociais, a coordenadora Mara Weber solicitou ao Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – um estudo sobre a questão. Segundo o órgão, em relação ao requerimento de urgência ou ao próprio 2648, não há qualquer interesse de nenhuma das bancadas em evitar sua apreciação. Entrar em obstrução é o mesmo que derrubar a sessão por falta de quórum. A base do governo por ter projetos importantes a serem votados e a oposição, para evitar prejuízos aos prazos do impeachment.

A tramitação na Câmara dos Deputados seguirá o seguinte rito, a partir da aprovação do requerimento de urgência:

Atuação para retirada de pauta do PLP 257 foi exitosa

Nas conversas com líderes do PMDB, PT, Rede, PSOL, PSC e outros partidos hoje,   além de pedido especifico para garantir melhorias e votação dos projetos salariais, os coordenadores atuaram em conjunto com representantes de vários sindicatos e federações, na cobrança aos líderes para que retirassem o PLP 257/2016 da pauta, por atacar servidores com congelamento de salários e demissão,  o que também foi acolhido, com sua retirada da pauta.

Da Fenajufe com edição do Sintrajusc