Hoje é Dia Nacional de Lutas pelo pagamento dos passivos

Nesta terça-feira, 4 de dezembro, será um dia de intensas atividades para a Fenajufe e os sindicatos filiados. Em todo o país, os servidores deverão participar de atividades de mobilização em defesa do pagamento dos passivos e contra a retirada de direitos em todos os ramos do Judiciário Federal.

A última reunião ampliada da Fenajufe, realizada no domingo, 25 de novembro, discutiu vários temas que preocupam a categoria, como a decisão do Conselho Nacional de Justiça de suspender todos os pagamentos administrativos, referentes a passivos, até que o Supremo Tribunal Federal julgue a ação popular, impetrada pelo coordenador da Fenajufe Roberto Policarpo, que contesta legalidade do recebimento das verbas pelos magistrados.

Orientação da atividade de mobilização em Brasília
Na reunião ampliada, os servidores aprovaram realizar o Dia Nacional de Lutas, no dia 4 de dezembro, com mobilização em Brasília, no CNJ, e atos nos Estados. A Fenajufe fez um levantamento esta semana e até o momento confirmaram a participação na atividade em Brasília os seguintes sindicatos: Sindjero/RO [01], Sindiquinze/SP [02], Sintrajufe/PI [02], Sindjuf/PB [03], Sintrajufe/MA [02], Sitraemg/MG [06], Sintrajufe/RS [01], Sintrajusc/SC [01], Sindjufe/BA [10], Sisejufe/RJ [04], Sintrajuf/PE [04], Sinjufego/GO [01], Sintrajud/SP [05] e Sinpojufes/ES [02], totalizando 46 servidores.

Conforme deliberação da reunião ampliada, caso o número de servidores não fosse suficiente para realizar um ato externo, as entidades fariam atividade de mobilização dentro do CNJ. Para isso, os representantes dos sindicatos deverão vir com roupas apropriadas para poderem entrar no Conselho. Os homens deverão estar de terno e gravata e as mulheres de saia ou calça e blaser. Na segunda-feira, 3 de dezembro, a Fenajufe encaminhará, a todos os sindicatos, uma orientação mais detalhada sobre a atividade no CNJ.

Os representantes da Fenajufe e dos sindicatos reivindicarão o pagamento dos passivos, repudiando a decisão do Conselho.

Reforçar a luta nos Estados
A reunião ampliada também orienta que os sindicatos realizem atos nos Estados, também no dia 4 de dezembro, com os servidores nos tribunais. É fundamental que a categoria pressione as administrações de cada órgão para conseguir apoio a sua reivindicação.

A Fenajufe solicita que os sindicatos informem ao setor de comunicação, no e-mail: imprensa@fenajufe.org.br , as atividades que realizarão com a categoria para divulga-las em sua Agência de Notícias.

Fonte: Fenajufe