Governo inclui recursos no Orçamento de 2006 para “zerar perdas dos servidores”, afirma jornal Folha de S. Paulo

Informação publicada na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo dá conta de que o governo federal, contrariando a postura anterior, está revendo a questão da concessão de reajuste para os servidores públicos federais no ano que vem. Conforme a notícia, de autoria do jornalista Gustavo Patu, o governo tem a intenção de aumentar de R$ 1,5 bilhões para R$ 5 bilhões o valor destinado aos servidores no Orçamento de 2006.
O presidente Lula, segundo a matéria, afirmou, durante reunião ocorrida ontem no Palácio do Planalto, da qual participaram, além de Lula, os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil), o secretário-executivo da Fazenda, Murilo Portugal, e o relator do Orçamento, deputado Carlito Merss (PT-SC), que a intenção é zerar as perdas dos servidores nos quatro anos de mandato. Com isso, estaria reservado para cada servidor uma correção de 29%, a inflação estimada do período.
O relator do Orçamento, deputado Carlito Merss, também segundo a matéria, defendeu o reajuste, jogando para o governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a responsabilidade pelo “congelamento” dos salários dos servidores. O próprio governo Lula teve postura semelhante, ao vetar reajuste de 1,9% para os servidores este ano. A idéia do governo, de acordo com a Folha, é privilegiar os setores menos beneficiados até aqui por aumentos. Mais um motivo para que todos os servidores participem da luta por reajuste no ano que vem.

Com informações da Folha de S. Paulo