Fórum de Entidades confirma mobilização de servidores federais para o dia 19 de março em Brasília

Em reunião realizada nesta terça-feira (11/03), o Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Federais confirmou para 19 de março o dia nacional de mobilização, com concentração às 9 horas, no Ministério do Planejamento. Em seguida será realizado ato no STF (Supremo Tribunal Federal) para cobrar a pauta específica da categoria e outros pontos da pauta geral dos Servidores Públicos Federais, como a votação do recurso referente à definição de data-base, cujo relator, ministro Marco Aurélio Melo, já se posicionou favoravelmente. Na mesma data, às 15 horas, será realizada a Reunião Ampliada do Fórum Nacional de Entidades, em local a definir.

Os coordenadores da Fenajufe, João Evangelista e Saulo Arcangeli, participaram da reunião, que contou ainda com a presença de representantes do Andes – SN, Asfoc, Assibge-SN, Condsef, CSP-Conlutas, Fasubra, Sinal e Sinasefe.

As entidades deram seus informes e avaliaram o processo de mobilização em curso em cada uma das categorias. Há indicativo de greve em várias categorias, sendo que a Fasubra inclusive já marcou para a próxima segunda-feira (17/02) a instalação do comando de greve dos trabalhadores técnico-administrativos das universidades federais. As entidades também deliberaram que novamente cobrarão audiência com a ministra Mirian Belchior e com o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

Governo prometeu, mas não respondeu

Durante o ato de lançamento nacional da campanha salarial dos servidores federais, realizado no dia 5 de fevereiro, no Ministério do Planejamento, depois de muita pressão dos servidores para que a ministra Mirian Belchior desse uma satisfação à categoria, uma comissão formada por 13 entidades nacionais – entre elas a Fenajufe – foi recebida pelo secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça e pelo Secretário Executivo do MPOG, André Bucar. Na ocasião, eles afirmaram que o governo comprometia-se a responder formalmente os oito pontos da pauta de reivindicações até o Carnaval e disseram que intermediariam a construção de uma reunião com a ministra. A quarta-feira de cinzas já se foi há uma semana e até agora o governo não apresentou nada de concreto. Esta semana, Sérgio Mendonça chegou a sinalizar ao Fórum de Entidades que daria uma resposta até hoje (11/02), mas novamente o governo silenciou ante as reivindicações dos servidores.

Avaliação

Para Saulo Arcangeli, “a reunião do Fórum definiu os últimos encaminhamentos preparatórios para as importantes atividades que acontecerão na próxima semana em Brasília e que apontam para a greve geral dos servidores públicos. O governo, ao não responder oficialmente antes do carnaval à pauta de reivindicações e ao não confirmar uma reunião com a Ministra do Planejamento Miriam Belchior, mais uma vez descumpre com sua palavra e desrespeita as entidades nacionais e o conjunto dos servidores públicos. O momento agora é de cumprir o calendário de mobilização e construir a greve unificada dos servidores públicos”.

Para João Evangelista, a reunião foi proveitosa e demonstra a disposição das entidades dos servidores públicos federais, de se empenharem na mobilização da categoria, exigindo o cumprimento da pauta geral, enviada ao STF e das diversas pautas dos demais servidores, enviadas ao MPOG. “A luta vai ser dura, mas teremos que ser firmes na cobrança do atendimento aos nossos pleitos, com ânimo renovado e altamente conscientizados”.

Calendário da Fenajufe para a próxima semana

19/03 · Dia Nacional de Mobilização, com concentração às 9h, em frente ao MPOG.

  • Reunião Ampliada do Fórum de Entidades dos SPF´s, às 13h.

20/03 · Reunião Ampliada da Fenajufe, às 9h, no Hotel Nacional.

22/03 · Reunião do GTN de Carreira da Fenajufe, às 9h, na sede da Fenajufe.

Por Eduardo Wendhausen Ramos