Fenajufe protocola minuta de projeto de lei para reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do PJU

Após um dia intenso de luta pela derrubada dos vetos 10 e 25 no Congresso Nacional, a Fenajufe deu mais um passo importante em direção à valorização da carreira do PJU nesta quinta-feira (14). Isso porque protocolou, por meio de ato simbólico, a minuta de projeto de lei de reestruturação do plano de carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU) junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta proposta, fruto de uma longa jornada de defesa pela valorização e unificação das carreiras do Judiciário, foi aprovada de forma unânime por 263 delegados(as) durante a XXIII Plenária Nacional da Federação, em Belém do Pará, realizada de 23 a 26 de novembro.

As coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca e os coordenadores Paulo José, Manoel Gérson e Luiz Claúdio, com o representante do Sisejufe, Pietro Valério, estiveram presentes no ato realizado no CNJ e no STF.

O projeto de reestruturação, apresentado na plenária (Resolução 61), foi elaborado em colaboração pelos campos políticos que integram a diretoria executiva da Fenajufe, os coletivos “Democracia e Luta”, “Luta Fenajufe” e “Fenajufe Independente”.

Esse esforço conjunto assegurou a contemplação dos diversos segmentos das carreiras do PJU, considerando suas particularidades, com ênfase na urgente correção da defasagem salarial. Sobre esse ponto, é importante destacar que em paralelo ao plano de carreira, a Fenajufe continuará lutando pela antecipação da parcela da recomposição salarial – índice de 6,13% – para pagamento em 2024.

Agora, o objetivo é levar a discussão do plano para o Fórum de Discussão Permanente de Gestão de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, como próximo passo para efetivar a reestruturação da carreira do PJU.

Confira trecho do ofício protocolizado:

“É imperioso que o Fórum de Discussão Permanente de Gestão de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, que tem a finalidade de debater questões relacionadas à carreira das servidoras e servidores do PJU, dividido em três subgrupos com objetivos de discussão e análise de temas específicos, analise a proposta de anteprojeto de lei com celeridade e objetividade necessárias.”

Leia o ofício na íntegra AQUI: https://www.fenajufe.org.br/images/734%20-%2023%20-%20Encaminha%20minuta%20de%20anteprojeto%20de%20lei%20-%20Reestrutura%C3%A7%C3%A3o%20de%20Carreira%20servidores%20do%20PJU%20%20-%20CNJ%20-%20Barroso%20-%2014%20-12-%202023%20SA.pdf

A minuta do projeto de lei do plano de carreira do PJU, composto por 16 páginas, foi minuciosamente analisado pela equipe jurídica e parlamentar da Fenajufe, garantindo a representação cuidadosa de todas as reivindicações aprovadas na plenária. O documento completo pode ser lido AQUI: https://www.fenajufe.org.br/images/Anteprojeto%20de%20carreira%20do%20PJU%20-%20Proposta%20da%20Fenajufe%20vers%C3%A3o%2014-12-23.pdf