FENAJUFE no Fórum Pan Amazônico

Por Janice Miranda

A Fenajufe será representada pela primeira vez no Fórum Social Pan Amazônico (FSPA), que já está em sua terceira edição. O evento, com o nome III Fórum Social Pan Amazônico: os povos da Amazônia continuam a marcha, será de 4 a 8 de fevereiro, em Ciudad Guayana, na Venezuela. Os diretores que irão representar a Federação são Caio Teixeira (SC), Ramiro López (RS) e Waldson Silva (PA).

De acordo com Luiz Arnaldo Campos, membro do Conselho Internacional do FSPA, em artigo publicado na revista Pan-Amazônia, este é “o primeiro Fórum Regional criado nos marcos do Fórum Social Mundial”. Segundo a declaração final do II FSPA, o evento “visualiza o subcontinente amazônida como um espaço sócio-político-cultural de importância estratégica na luta antiglobalização a ser estruturado pelos atores sociais da região”.

Ainda segundo Luiz Arnaldo, duas características fundamentais do Fórum Pan Amazônico se combinam: “sua vocação para construir consensos propositivos voltados para a ação e a exigência de que os povos amazônidas sejam os verdadeiros construtores e protagonistas de cada edição do Fórum”.
Para saber mais informações, é só acessar o sítio do Fórum: www.fspanamazonico.com.br.

Fonte: Fenajufe