Fenajufe fala com parlamentares, pedindo apoio para fechar acordo

A Fenajufe retomou nesta quinta-feira [16] as conversas com alguns parlamentares, reforçando o pedido de apoio nas negociações junto ao governo federal para que um acordo seja fechado nos próximos dias. Como a votação da Lei Orçamentária Anual está prevista para ocorrer na quarta-feira, 22 de dezembro, os próximos dias serão cruciais para que haja um desfecho favorável à reivindicação da categoria.

Os coordenadores Antônio Melquíades [Melqui] e Evilásio Dantas se reuniram com o deputado Nelson Marquezeli [PTB-RS], um dos líderes que participaram do café da manhã com o ministro Cezar Peluso nesta quarta-feira [15]. No encontro com os deputados, Peluso informou sobre o conteúdo do projeto que revisa o salário dos servidores, explicou a importância da aprovação desta proposta para valorizar o quadro efetivo dos tribunais e solicitou o apoio dos parlamentares para votar o projeto ainda este ano no Congresso Nacional. Segundo informações repassadas à Federação, o ministro disse, também, que o STF aceita discutir a implementação do plano de cargos e salários de forma parcelada.

No encontro de hoje, Melqui e Evilásio reforçaram o pedido já feito pelo ministro Peluso, além de destacar a preocupação dos servidores com a demora nas negociações, já que os trabalhos no Legislativo se encerram na próxima semana. Após ouvir os dirigentes sindicais, Marquezeli disse concordar com a reivindicação da categoria e com os argumentos apresentados pelo presidente do STF no encontro de ontem. Ele garantiu que vai tentar procurar, ainda hoje, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para tratar do plano de cargos e salários. O deputado também se comprometeu a conversar com o atual presidente da Câmara, deputado Marco Maia [PT-RS], com o objetivo de tentar viabilizar um acordo entre os líderes da Casa para votar o projeto.

O mesmo encaminhamento será dado pelo deputado Paulo Pereira, líder do PDT na Câmara. Por telefone, o parlamentar disse ao coordenador Melqui que pretende procurar, ainda hoje, o ministro Paulo Bernardo. Ele garantiu pedir que o representante do Executivo finalize, nos próximos dias, as negociações com Cezar Peluso para que o projeto seja apreciado na próxima semana.

Ontem à noite, Paulo Pereira conversou com o deputado Marco Maia e, segundo ele, ficou acertado que os dois parlamentares buscariam viabilizar um acordo com os líderes já a partir de hoje [16].

Coordenadores conversam com assessor de Serys
Melqui e Evilásio também estiveram nesta quinta [16] no gabinete da senadora Serys Slhessarenko [PT-MT], relatora da proposta de Lei Orçamentária Anual de 2011, para reforçar a reivindicação, já apresentada pela Fenajufe, de que seja incluída a previsão dos PCSs na LOA.

O assessor da senadora disse aos coordenadores que, do ponto de vista técnico, não é possível incluir mais nada no relatório da LOA, uma vez que os relatórios setoriais já foram aprovados, e que somente um acordo político seria capaz de alterar esse cenário. No entanto, segundo ele, a senadora já analisou o ofício da Fenajufe, entregue nesta quarta, e se comprometeu a estudar o que é possível ser feito para incluir algum recurso na proposta da LOA, prevista para ser aprovada na próxima quarta-feira [22].

Da Fenajufe – Leonor Costa