Fenajufe discute construção da greve e convoca reunião ampliada

Por Marcela Cornelli

Neste final de semana a Fenajufe, realizou, em Belo Horizonte, a primeira reunião da nova diretoria executiva e uma reunião de avaliação da rodada nacional de assembléias com representantes dos sindicatos de base. As atividades da federação aconteceram na capital mineira em virtude das comemorações do aniversário de 15 anos do Sitraemg. As reuniões, além de reafirmarem a deflagração da greve a partir do dia 18, com a pauta já definida nos fóruns de deliberação da categoria, também acertaram os pontos específicos a serem reivindicados pelos servidores do Judiciário e do MPU.
Na pauta de reivindicações ficam mantidos os principais eixos da campanha salarial 2004, como o reajuste emergencial linear e a definição de uma política salarial para o funcionalismo federal, e são incluídas as seguintes reivindicações específicas, também reafirmadas no 5º Congrejufe: aumento da GAJ e da Gampu para 50%; elaboração do plano de carreira do Judiciário e do MPU; estabelecimento da jornada diária de seis horas nos órgãos do Judiciário e do MPU; equiparação dos benefícios; e antecipação da última parcela do PCS. Entre os eixos gerais, se inclui ainda a rejeição à proposta de reajuste zero para a categoria.
Na próxima sexta-feira, dia 21, os sindicatos deverão realizar assembléias de avaliação com a categoria para decidir sobre a continuidade da greve. No sábado, dia 22, a Fenajufe realiza uma reunião ampliada com os servidores.
Segundo o que foi acertado na reunião em BH, os representantes dos estados deverão ser eleitos em assembléia realizada pelo sindicato, com o mesmo critério de eleição dos delegados à Plenária Nacional dos SPF’s, que acontece no domingo, dia 23.

Fonte: FENAJUFE