Estão abertas as inscrições para o Fórum Social Mundial 2005

Por Marcela Cornelli

As inscrições para o Fórum Social Mundial 2005, que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2005, já estão abertas para organizações e participantes individuais.

A organização do FSM lembra que a versão de 2005 será diferente das outras, pois priorizará a participação e as atividades das entidades dos movimentos sociais organizados, sindicais, partidárias, ambientalistas, de gênero, raça e orientação sexual, entre outros setores. Para isso, o primeiro passo foi a realização da Consulta Temática entre maio e julho últimos, da qual participaram mais de 1.800 entidades, segundo informam os organizadores. Na consulta, as organizações informaram quais temas, sugestões de lutas, questões, problemas, propostas ou desafios pretendem discutir durante o evento. Da análise dessas respostas foram definidos onze espaços temáticos e três espaços transversais.

Assim como nas outras edições do evento, ao propor uma atividade auto-gestionada, cada organização terá de vinculá-la a um dos onze espaços temáticos. A novidade é que essa informação ficará disponível numa consulta pública, de forma que outras organizações possam ter acesso aos contatos das entidades inscritas e aos conteúdos das atividades propostas. Para possibilitar esse processo, o site das inscrições conta com um sistema de busca, para que as organizações possam encontrar as demais entidades com temas e propostas em comum, seja por palavra-chave ou por propostas (de atividades e por espaço temático). Nos próximos dias, a página de inscrições também oferecerá um sistema de busca avançada.

Consulte a lista pública de propostas antes de inscrever uma atividade

Antes de efetivar a inscrição de uma atividade auto-organizada, o comitê organizador do FSM orienta que a entidade consulte a lista pública de propostas para verificar quais articulações já existem em torno do mesmo tema. Um importante instrumento para auxiliar nessa busca é a lista por palavras-chaves/expressões que identificam o teor da proposta.

A ficha de inscrição de atividades auto-gestionadas para o FSM 2005 contém uma lista inicial com 117 sugestões de palavras ou expressões, formulada a partir da Consulta Temática e das palavras-chaves das edições anteriores do FSM. Caso não se sinta contemplada, cada organização tem, ainda, a opção de propor outra palavra-chave/expressão, que será trabalhada e traduzida para uma eventual inclusão na lista.

A aglutinação será incentivada, porém, deve ser feita de maneira voluntária, ponderam os organizadores. Qualquer organização pode assegurar desde o início a realização de suas atividades, inscrevendo-as previamente. Porém, se optar por combinar ou aglutinar suas atividades com as de outras organizações, ela poderá acessar novamente a ficha para alterar, excluir ou incluir novas propostas até o dia 10 de novembro de 2004 (meia-noite do horário de Brasília). A organização orienta que as entidades fiquem atentas a esse prazo e, preferencialmente, não deixem essa tarefa para a última hora, pois o sistema de inscrições costuma ficar lento na véspera do FSM devido ao excesso de acessos simultâneos.

O prazo final para a inscrição de participantes individuais e entidades é dia 30 de novembro.

Inscrições de pessoas individuais:

Nesta edição do evento, as inscrições também estarão abertas para pessoas que não têm necessariamente uma ligação com alguma entidade. Pessoas que não representam uma entidade podem se inscrever e participar de toda a programação do evento, mas não podem propor atividades.

Inscrições de atividades culturais e imprensa:

Haverá uma ficha específica para a inscrição de atividades culturais, que estará disponível em outubro. Entretanto, todas as organizações e pessoas que trabalham com esse tema também devem fazer sua inscrição desde já. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail fsmcultura@forumsocialmundial.org.br.

Já as inscrições para a imprensa estarão abertas em meados de outubro.

Mais informações pelo e-mail credenciamento@forumsocialmundial.org.br

Valor das inscrições

Para os participantes Brasileiros: – R$ 150,00 por organização, mais R$ 12,00 por participante (vinculado ou não a alguma organização).

As entidades nacionais podem pagar com cartão de crédito Visa ou por boleto bancário. O prazo final para efetuar o pagamento das inscrições é:

30 de novembro de 2004 – se a organização está propondo atividades ou
5 de dezembro de 2004 – se a organização está apenas enviando participantes.

Fonte: Fenajufe com informações do Boletim do FSM