Entidades nacionais instalam hoje comando de greve na Cnesf

Por Marcela Cornelli

O Comando Nacional Unificado de Greve (Cnug) será instalado hoje, durante reunião na Cnesf. Várias categorias do funcionalismo público federal iniciaram ontem (10/5) a greve nacional pelo reajuste emergencial linear. O calendário do início da greve a da instalação do comando foi definido na última plenária nacional dos SPF’s, no dia 18 de abril.

As categorias que deflagraram a greve ontem por tempo indeterminado são de alguns órgãos do Executivo, da base da Condsef; e professores e técnicos administrativos das escolas técnicas, agrotécnicas e Cefet’s, da base do Sinasefe. Os servidores do INSS e da Saúde, da base da Fenasps, já estão em greve desde o dia 20 de abril e continuam com boa adesão, em especial nas unidades do INSS nos estados. Segundo representante do comando de greve da Fenasps, o movimento atinge cerca de 70% da categoria.

Já os docentes das universidades federais, reunidos no Andes, fazem ontem e hoje paralisação de 48 horas. Eles irão parar por 24 horas no dia 20 de maio e em seguida farão uma reunião para decidir se continuam em greve por tempo indeterminado. Os fiscais da Previdência (Fenafisp) fazem paralisação parcial, de 72 horas, ontem, hoje e amanhã.

De acordo com um dos diretores do Sinasefe, José Xavier Filho, a greve nas escolas federais tende a crescer, pois já conta com duas seções sindicais paradas desde ontem, sete em estados de greve e quatro estados realizando assembléias hoje com indicativo de greve por tempo indeterminado. Ele acredita na possibilidade de novas adesões, uma vez que durante toda esta semana acontece rodada nacional de assembléias.

No Executivo, segundo um dos representantes do comando de greve da Condsef, Cícero Benício, a greve acontece no Incra, na Funasa e na AGU. A adesão é geral nas unidades do Incra de Brasília e de todos os estados, segundo o sindicalista que também é diretor do Sindsep/MS. Na Funasa, o movimento atinge os servidores em Brasília e em várias outras capitais. Como até a próxima sexta-feira acontecem assembléias nos estados, Cícero acredita que a adesão aumente na base da Condsef, que prepara um ato público para esta semana, junto com o Sidsprev/DF. A manifestação será em frente ao Ministério da Fazenda.

Fasubra avalia resposta do governo
A federação que reúne os servidores técnicos administrativos das universidades federais, Fasubra, realiza nos próximos dias 15 e 16 de maio uma plenária nacional, em Brasília, para avaliar a resposta do governo à contraproposta apresentada pela entidade. Entre as entidades que seriam atingidas pelo reajuste diferenciado, a Fasubra, em resposta ao que foi apresentado pelo governo na Mesa Nacional de Negociação Permanente, lançou uma contraproposta reivindicando que a gratificação seja reajustada como antecipação da negociação do plano de carreira da categoria.

Na última sexta-feira, o governo respondeu à federação. Segundo Cenira Da Matta, representante da Fasubra, em seu documento o governo afirma que aceita reajustar a gratificação como antecipação da carreira e ainda se comprometeu a encaminhar o projeto de plano de carreira ainda este ano. No entanto, segundo a dirigente sindical, a categoria ainda não decidiu qual será o posicionamento diante da resposta do governo.

Ela explica que, apesar de sete estados estarem em greve, nacionalmente a categoria ainda não entrou no movimento. Na plenária do final de semana, os servidores das universidades vão avaliar a proposta e decidirem se entram na greve nacional por tempo indeterminado.

Fonte: FENAJUFE