Entidades da Cnesf confirmam participação no ato do dia 26 de março

As entidades sindicais que participam da Cnesf [Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais] se reuniram nesta terça-feira [04], na sede do Andes/SN, em Brasília, para discutir o calendário de mobilização unificada do funcionalismo federal. De acordo com Lúcia Bernardes, que representou a Fenajufe no encontro, os dirigentes sindicais confirmaram a participação nos atos do Dia Nacional de Lutas, que acontecerá em 26 de março. Na semana passada, a Central Única dos Trabalhadores também decidiu convocar os sindicatos cutistas para as mobilizações. Também no dia 26 haverá a Marcha Nacional em Brasília, organizada pela Condsef.

O principal eixo do ato unificado será a luta para que o governo cumpra os acordos com várias categorias, firmados em processos de negociação realizados em anos anteriores. As entidades criticam a postura do governo federal em utilizar o fim da cobrança da CPMF como argumentos para promover cortes no Orçamento de 2008 e reforçam a necessidade de uma reação unificada de todas as categorias do funcionalismo federal.

As entidades da Cnesf garantem que vão convocar suas categorias e participar da organização das atividades do dia 26 de março, em Brasília. E este será o tema da próxima reunião, marcada para a sexta-feira [07], que reunirá as entidades da Cnesf e da Bancada Sindical, na sede da Condsef, a partir das 9h30. Os representantes das entidades vão discutir e definir o material gráfico e a organização final do Dia Nacional de Lutas.

Da Fenajufe – Leonor Costa