Encontro na Capital discute pedagogia da inclusão

Por Imprensa

De 11 a 13 de novembro, professores e pesquisadores de todo o país estarão reunidos em Florianópolis (SC) para discutir como lutar contra o racismo, a partir da democratização da escola e da sociedade.

O 2º Encontro Nacional Negros, Negras e Educação pretende evoluir na formulação de uma proposta pedagógica multirracial e popular, que reconheça, respeite e valorize a cultura dos negros e negras.
Com o tema “Educar o Brasil com Raça”, o evento vai chamar a atenção da sociedade para as questões raciais, colocando em discussão uma proposta de política pública, elaborada a partir das experiências educativas populares das entidades do Movimento Negro, como instrumento de combate ao racismo e a toda forma de discriminação.

O encontro tem convidados como a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Matilde Ribeiro, os professores Carlos Moore (Universidade do Caribe/Cuba) e Sheila Walker (Spelman College, Atlanta/USA) e o pesquisador Ricardo Henriques (MEC)*.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN), que completa 18 anos de luta contra o racismo, pelo Instituto de Pesquisa da Afrodescendência (IPAD) e pelo Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE).

Fonte: Sintufsc