Em SC funcionários do Banco do Brasil paralisam suas atividades hoje

Por Marcela Cornelli

As agências do Banco do Brasil não abrirão nesta terça na Grande Florianópolis. A decisão de parar por 24h foi tomada em assembléia na noite desta segunda. Nesta terça, os funcionários do BB se reúnem novamente, às 17h, no Auditório da Catedral, Centro da Capital, para decidir se voltam ao trabalho ou iniciam uma greve.

Os caixas eletrônicos do BB estarão liberados para uso dos clientes, o que permitirá que algumas atividades mais urgentes possam ser executadas.

A Caixa Econômica Federal (CEF) não aderiu às paralisações em Florianópolis, embora o tenha feito em outras cidades do Estado. O BESC irá decidir em assembléia, na quinta-feira, também no Auditório da Catedral, se também vai promover paralisação de 24 horas em suas agências.

Pauta de reivindicações:

– Abono de R$ 1.500;

– 12,6% sobre o piso salarial;

– 12,6% sobre a gratificação de caixa;

– 12,6% sobre o VR (Valor de Referência) dos comissionados;

– Auxílio creche de R$ 144,00 (reajuste de 12,6%);

– Auxílio refeição de R$ 11,67 (reajuste de 12,6%);

– Cesta alimentação de R$ 150,00 (reajuste de 25%);

– Reajuste de 6,14% sobre o salário-base (VP+VCP), mais duas promoções no PCS;

– Reajuste de 6% sobre as comissões (AFR);

– Isonomia de tratamento – incorporação, para os novos funcionários, dos seguintes direitos: PAS (financiamento para tratamento dentário e aquisição de óculos e lentes de contato, LAPEF, 5 dias de faltas abonadas por ano);

– PLR: pagamento, relativo ao primeiro semestre de 2003, de 40% do salário mais R$ 325,00, tendo como base de cálculo, para os postos efetivos um salário de R$ 925; para os caixas executivos, salário de R$ 1.350; e, para os comissionados, o VR do cargo que o comissionado exerce. A PLR relativa ao segundo semestre de 2003 será negociada no início de 2004.

Greve nas outras capitais:

São Paulo (SP)
Caixa Econômica – nova assembléia na quinta

Rio de Janeiro (RJ)
Caixa Econômica – greve a partir desta terça

Brasília (DF)
Caixa Econômica – mobilizações e nova assembléia

Belo Horizonte (MG)
Caixa Econômica – greve a partir desta terça

Porto Alegre (RS)
Banco do Brasil – greve a partir desta terça
Caixa Econômica – aceitaram proposta do banco e suspenderam a greve