Nesta quinta (14) tem live de lançamento de pesquisa de saúde sobre impactos psicossociais do trabalho não presencial durante a pandemia

Com abrangência nos três Estados do Sul, quatro Sindicatos organizam uma nova pesquisa de saúde, com foco nos impactos psicossociais do trabalho não presencial durante a pandemia. O estudo será realizado pelo Fazendo Escola com o respaldo científico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT). Nesta quinta, 14 de outubro, será realizada uma live de lançamento com transmissão em facebook.com/SintrajuscSindicato

Além do Sintrajusc, o estudo será aplicado também pelo Sindicato dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus-RS) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR).

Os professores da UFSC que participam do processo são: as doutoras Renata Silva de Carvalho Chinelato e Suzana da Rosa Tolfo, da Universidade Federal de Santa Catarina, e o mestre Renato Tocchetto de Oliveira. Os coordenadores do projeto são pesquisadores da área organizacional e do trabalho, especialmente da saúde do trabalhador. Os professores têm experiência em docência, orientação de bolsistas PIBIC, bem como estagiários de graduação e discentes de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado, além de experiências prévias nas áreas clínica e projetos sociais.

O estudo será dividido em duas partes: a primeira, quantitativa, será realizada por meio de questionário demográfico para a identificação da amostra, bem como de questionários de autorrelato dos construtos investigados, tais como adaptação ao teletrabalho, suporte social, suporte organizacional e saúde mental. A segunda, qualitativa, com a organização de grupos focais com a realização de pesquisas  por meio de interações grupais.

O objetivo é conhecer profundamente as transformações no mundo do trabalho e os seus impactos por meio da formação e da pesquisa, propostas do Fazendo Escola. Para buscar melhores condições de trabalho e consequente remuneração, é necessário entender e investigar qual a realidade dos servidores, por isso a importância dessa pesquisa, que agora ganha relevo nacional com o envolvimento da UFSC, avaliam os Sindicatos envolvidos.

Fique atento ao site do Sintrajusc para responder a pesquisa, sua participação é fundamental para orientar as ações sindicais em defesa dos seus direitos! Participe também da live no dia 14/10 e tire duas dúvidas!