Documentário da Rádio Senado homenageia 80 anos da Coluna Prestes


O documentário Um Sonho em Marcha – 80 anos da Coluna Prestes será lançado na próxima quarta-feira (21), às 18h30, na Biblioteca do Senado. Produzido pelos jornalistas da Rádio Senado Adriano Faria, Jefferson Dalmoro, Larissa Bortoni e Maurício de Santi, a série presta uma homenagem ao movimento político-militar que percorreu o país entre 1925 e 1927. A iniciativa tem o apoio do primeiro secretário da Casa, senador Efraim Moraes (PFL-PB), que estará presente ao lançamento.
A marcha reuniu 1,5 mil homens que pregavam reformas políticas e sociais e combatiam o governo do presidente Artur Bernardes. Sob o comando do capitão Luís Carlos Prestes, a coluna partiu do Rio Grande do Sul, entrou no atual Mato Grosso do Sul, subiu até o Maranhão, percorreu parte do Nordeste, desceu para Minas Gerais e, após trilhar novamente parte do trajeto de ida, cruzou a fronteira com a Bolívia em 1927.
Para realizar essa produção, os jornalistas cumpriram o roteiro de viagens da Coluna Prestes fazendo entrevistas e fotografando pessoas e lugares. A série será transmitida em cinco capítulos pela Rádio Senado, no período de 10 a 14 de outubro, sempre às 8h30, com reprise às 20h30. Uma versão compacta do documentário será apresentado no sábado (15), às 10h, e no domingo (16), às 17h.

Fonte: Agência Senado