Dívida pública nacional pode chegar a um trilhão até outubro

O governo Lula terá de anunciar em breve um número carregado de simbolismo negativo. A dívida pública, que há meses encosta perigosamente na casa do trilhão, atingirá finalmente a fatídica cifra daqui a seis meses, em outubro. Segundo os últimos dados oficiais, tudo o que os municípios, Estados e o Executivo deviam, incluindo as empresas estatais, chegava a R$ 960,5 bilhões em fevereiro. Os números atuais só devem ser divulgados na segunda quinzena de maio, mas a maioria das projeções indica que a dívida pública já deve estar perto dos R$ 970 bilhões, a apenas R$ 30 bilhões do número redondo.
O problema é que o governo não consegue elevar a exposição da dívida pré-fixada, com juros já definidos previamente. O cálculo do R$ 1 trilhão daqui a seis meses foi feito pela consultoria financeira GRC Visão. A empresa contabilizou tudo o que deve a União, incluindo as dívidas interna e a externa, em reais e em moeda estrangeira, e levou em consideração também os eventuais créditos a receber, como uma dívida a ser paga ao Banco do Brasil ou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O resultado total dessa equação recebe o nome de dívida líquida do setor público.

Fonte: Diário Vermelho