Nesta quarta (6) tem Ato por 15,93% em 2026 e reestruturação da carreira

O Sintrajusc dá início à convocação da categoria para o ato de quarta-feira (6), das 14 às 16 horas, na rampa do TRT-SC, por reajuste de 15,93% (5% no VB mais GAJ de 165%) e reestruturação da carreira, conforme decisão de Assembleia realizada nesta terça-feira.

A orientação é que sejam organizadas mobilizações no interior, preferencialmente unificadas dos ramos do Judiciário Federal. Na mesma data, o coordenador do Sintrajusc Alexandre Lapagesse participará de ato nacional promovido pela Fenajufe em Brasília, assim como a coordenadora Maria José Olegário, que também é coordenadora da Fenajufe.

Sobre a reposição salarial, em 25 de junho, o Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Fenajufe aprovou, por maioria, com o voto favorável do Sintrajusc, a proposta apresentada pelo coordenador do Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Guilherme Feliciano: aumento do percentual da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) para 165% e do vencimento básico em 5% em 2026, o que representaria 15,93% de reposição.

No entanto, contrariando a deliberação do CDE, duas dirigentes se abstiveram de votar no Fórum, o que favoreceu a aprovação, por 9 x 7, de uma proposta rebaixada de 8% no vencimento básico, apresentada pelas administrações. As duas foram afastadas de representar a Fenajufe nas reuniões do Fórum e responderão a uma comissão de ética. O ato do dia 6 de agosto indica a continuidade da luta pelo índice de 15,93%, aprovação do projeto de adicional de qualificação (AQ) e por um calendário de discussão de uma nova carreira.

Sobre o AQ, o projeto foi encaminhado pelo Supremo ao Congresso, onde recebeu o número 3.085/2025. O texto não corresponde integralmente ao que havia sido discutido no Fórum de Carreira, mas mantém valores iguais para todos os cargos, uma reivindicação da categoria. No final da última semana, foi alcançado o número de assinaturas para requerimento de regime de urgência na tramitação.

Arte: Sintrajufe/RS