Deputada Jandira Feghali é eleita presidente da Comissão Especial da Mulher

Por Marcela Cornelli

A Comissão Especial da Mulher da Câmara dos Deputados elegeu ontem (17/3) a sua presidente. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi eleita por unanimidade pelas parlamentares da Comissão. Para Jandira, a sua votação unânime traduz a unidade construída pela Bancada Feminina ao longo dos anos. “A Comissão Especial da Mulher é um instrumento poderoso de atuação e articulação das mulheres dentro do Congresso Nacional, e estaremos trabalhando para que este espaço se torne uma conquista permanente”, afirmou.

A Comissão foi aprovada em fevereiro com o objetivo de cumprir o estabelecido pela lei 10.745 que instituiu 2004 como o Ano Nacional da Mulher. A expectativa é promover atividades, com envolvimento da sociedade civil na busca por condições de igualdade e justiça na inserção das mulheres em todos os setores da sociedade. As atividades dariam maior visibilidade ao tema alertando para a gravidade da desigualdade de gênero.

Outra meta da Comissão é estudar os mais de 300 projetos em tramitação na Câmara dos Deputados que buscam ampliar os direitos das mulheres. As proposições serão divididas em blocos temáticos e especialistas de cada área serão convidados a participar de audiência públicas. A expectativa é grande em torno de um relatório que aponte prioridades e que, com o encerramento do Ano Nacional da Mulher, o Legislativo possa, efetivamente, mostrar sua contribuição à sociedade brasileira.

Foi marcada uma nova reunião para a próxima semana, onde serão eleitas as vice-presidentes e a relatora da Comissã

Fonte: Portal Vermelho