Defesa da vida e da integridade de servidores orienta discussão da Reunião Ampliada da Fenajufe

A Reunião Ampliada Extraordinária Virtual da Fenajufe, realizada sábado (22) com representação de 19 Sindicatos, aprovou por maioria Greve Sanitária Já, como forma de proteger a vida de servidores, servidoras e cidadãos. Foram 54 votos favoráveis, 35 contrários e 2 abstenções. Os delegados do Sintrajusc foram Paulo Roberto Koinski pela Justiça Federal, Adriana Maria Ramos pela Justiça do Trabalho e Alexsandra Casagrande pela Justiça Eleitoral.

Um dos argumentos que sustentaram a posição pela Greve Sanitária foi a incapacidade de unidades do Judiciário Federal de garantirem a segurança sanitária de quem trabalha na Justiça Eleitoral, que fica na linha frente de uma eleição. Além de estruturas físicas comprometidas com pouca ou nenhuma circulação de ar, ainda há máscaras e sanitizadores de mão de qualidade duvidosa e até mesmo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de baixa qualidade, segundo denunciado por servidores do segmento.

Também houve preocupação, nas defesas, com a situação de quem já está trabalhando ou nunca parou, como é o caso dos Agentes de Segurança, Oficiais de Justiça e pessoal como TI e suporte. Desta forma, será intensificada a pressão junto a tribunais para a garantia da integridade sanitárias destes servidores(as), sob pena de responsabilização dos gestores.

Fora Bolsonaro

Também foi aprovada por 72 votos a favor, 8 contra e 3 abstenções a adesão irrestrita ao movimento Fora Bolsonaro, Mourão, Guedes e todo o governo.

A aprovação contempla propostas que foram apresentadas previamente e durante a Ampliada. O texto final com a posição da Fenajufe será construído na Direção Executiva, pelas forças que compreendem o coletivo.

Com o #ForaBolsonaro a Fenajufe orienta às entidades não só a adesão, mas o fortalecimento da campanha nos estados. Nos próximos dias a Federação irá desenvolver a identidade visual para divulgação junto ao manifesto construído na Direção.

Nova Ampliada em 19 de setembro

Como forma de racionalizar os trabalhos e a apreciação das mais de 50 propostas apresentadas, a Mesa levou proposta ao Plenário Virtual para realização de nova Ampliada em 19 de setembro, onde serão discutidas aquelas proposições destacadas neste dia 22 e não apreciadas.

Nova convocação com os detalhes da reunião de setembro será publicada em breve.

Luciano Beregeno, da Fenajufe, com informação do Sintrajusc