Cúpula das Américas começa hoje

Por Janice Miranda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, a partir de hoje, em Monterrey, no México, da Cúpula Extraordinária das Américas.

O encontro de chefes de 34 países tem por objetivo discutir assuntos comuns e desenvolver uma visão compartilhada para o futuro da região nas áreas econômica, social e política. A discussão estará centrada em três temas: crescimento com equilíbrio, desenvolvimento social e governabilidade democrática. Lula participa hoje da primeira sessão de trabalho para discutir o tema Crescimento Econômico com Eqüidade para a Superação da Pobreza. Às 21h, comparecerá ao jantar oferecido pelo presidente mexicano Vicente Fox.

Amanhã, pela manhã, Lula será o principal orador da sessão Desenvolvimento Social. Depois, seguirá para a solenidade de assinatura da Declaração e de encerramento da Cúpula. A agenda será encerrada com uma sessão de foto oficial dos participantes e um almoço de trabalho. A convite do presidente mexicano, Lula deverá participar de entrevista coletiva restrita a nove chefes de Estado e governo que integram o Comitê Executivo da Cúpula. O retorno a Brasília está marcado para as 20h de amanhã.

A Cúpula foi denominada Extraordinária pelo fato de estar prevista para acontecer apenas em 2005, na Argentina (quatro anos após a última, realizada em 2001, em Quebec, no Canadá).

Segundo boletim da OEA (Organização dos Estados Americanos), problemas urgentes, como o lento crescimento econômico, a pobreza persistente e a crescente demanda pela maior participação cidadã no processo democrático justificaram a antecipação do evento.

Fonte: Jornal do Brasil