Criciúma, Chapecó e Florianópolis mostram força na greve

Criciúma, Chapecó e Florianópolis deram uma grande demonstração de força no primeiro dia de greve pela aprovação do parecer do CNJ sobre o PCS dos servidores do Judiciário Federal. E servem como estímulo e exemplo para os demais servidores, que ainda não vieram para a luta. A força demonstrada no dia de ontem fez com que os servidores decidissem, no final da tarde, durante assembléia estadual em Florianópolis, dar prosseguimento ao movimento de greve no dia de hoje e ao final do dia avaliar a mobilização. A greve em nível nacional também contribuiu para a decisão de ontem à tarde, já que vários estados em todo o País aderiram ao movimento.
Em Florianópolis, os servidores se reuniram em frente ao TRT e chamaram os colegas que ainda não pararam para engrossar o movimento. A assembléia da tarde definiu que os servidores que já estão na luta se encarregarão de passar nos locais de trabalho para convencer os colegas da importância da unidade da mobilização pelo PCS neste momento.
Em Chapecó, a 1a Vara e a Distribuição pararam completamente. A cidade, que tradicionalmente é ponta-de-lança nas mobilizações, novamente deu exemplo de garra. Os servidores estão firmes na convicção de que só a mobilização vai fazer os conselheiros do CNJ darem parecer favorável ao projeto de lei do PCS na reunião da próxima terça-feira, 29.
Em Criciúma, apenas os diretores das Varas trabalharam no dia de ontem. Os servidores entenderam a dificuldade do momento e decidiram acatar a decisão da assembléia do dia 18 de novembro, que definiu pela paralisação neste dia 24.
De tudo, resta uma certeza: foi muito boa a largada para a greve em Santa Catarina. Agora, é percorrer os locais de trabalho em todo o Estado, estimular os servidores das cidades que já estão paralisados para que continuem o movimento. Comissões de mobilização estão se deslocando hoje para Joinville e São José com a finalidade de aumentar o movimento. Os companheiros das cidades que já pararam devem conversar com os colegas de cidades próximas para convencê-los a aderir à greve.
Assembléias estão programadas para segunda-feira, 28, na Justiça Federal e na Eleitoral. E na terça, 29, os servidores estarão em vigília acompanhando a votação do parecer do PCS no CNJ. Hoje, em Florianópolis, nova assembléia estadual no final da tarde avaliará o movimento estadual e nacional e definirá as ações para a continuidade da greve. O Sintrajusc continuará repassando as informações sobre a greve em Santa Catarina e no País.

Assembléia nesta sexta, às 16 horas, no TRT

Quadro nacional atualizado da greve

Rio Grande do Sul – A categoria decidiu continuar a greve até o dia 29. A adesão está mais forte na Justiça do Trabalho, com algumas varas trabalhistas da capital totalmente paradas. Na Justiça Federal a adesão também é boa, com alguns setores do TRF e das varas federais parados. Algumas cidades do interior também entraram no movimento, como Novo Hamburgo e Livramento. De acordo com o sindicato, a paralisação está sendo construída no TRE. O Sintrajufe/RS está realizando assembléias diárias de avaliação do movimento grevista.

São Paulo – A greve é mais forte no TRE e na Justiça Federal da 1ª instância a participação também é boa. Na Justiça do Trabalho, o sindicato ainda está construindo a greve, com arrastão nos locais de trabalho. Hoje [25], o Sintrajud/SP realizará ato público unificado, às 14h, em frente ao TRE, com assembléia de avaliação no final do dia. No interior, por enquanto a greve atinge os servidores da Justiça Federal de Santos.

Bahia – TRT: Greve a partir de ontem, 24/11, com avaliações diárias. Adesão é de 80%.
JF e TRE: Greve de 48 horas nos dias 28 e 29/11.

Distrito Federal – A manifestação dos servidores do Judiciário Federal no DF neste primeiro dia de paralisação foi considerada um verdadeiro sucesso, segundo o Sindjus/DF. Ao longo de todo o dia, diversos piquetes foram organizados nos postos de trabalho e em frente aos tribunais. O movimento culminou com o ato público realizado à tarde, no STJ. Os servidores, em passeata, percorreram os corredores do tribunal pedindo aos ministros pela aprovação do seu plano de cargos e salários. Hoje [25], a concentração será no TJDF. Na segunda e na terça-feira, as atividades serão em frente ao STF, sendo que no dia 29, quando o CNJ apreciará o parecer sobre o PCS, a concentração será a partir das 9h.

Minas Gerais – Greve de 48 horas nos dias 28 e 29/11, em todo o Judiciário Federal.

Rio de Janeiro – JF da Av. Rio Branco: Realizou greve ontem [24] e a assembléia decidiu continuar até hoje [25], com avaliação no final do dia para decidir se continua no movimento grevista. JF da Av. Venezuela: Foi realizada paralisação parcial de duas horas ontem [24] e hoje [25] acontecerá paralisação de 1 hora, com avaliação no final do dia para discutir o indicativo de novas paralisações na segunda e terça-feira [28 e 29].
TRF: Segunda–feira será realizada nova assembléia, com expectativa de adesão à greve..

Pernambuco – JT: Adesão está muito boa nas varas trabalhistas. Das 14 varas do prédio sede, 10 pararam totalmente e quatro fecharam parcialmente. No TRT, os servidores do protocolo, da informática e do setor de precatórios também pararam os trabalhos. Uma vara trabalhista do interior aderiu à greve. Algumas varas dos bairros da capital também fecharam totalmente. De acordo com o sindicato, a expectativa é de que as adesões cresçam hoje [25].
TRE: Assembléia de ontem [24] aprovou paralisação de 24 horas na segunda-feira [28], com avaliação no final do dia para decidir se continuam na greve.

Ceará/JE – O Sinje/CE realizou assembléia na quarta [23], que aprovou paralisação de 1 hora [16 às 17h] no dia 28 e de 2 horas [16 às 18h] no dia 29.

Mato Grosso – No dia de ontem, o Sindijuf/MT definiu novo calendário de assembléias.
TRT: Assembléia no dia 30.11.
JF: Assembléia no início de dezembro (ainda sem data).
TRE: Assembléia no dia 01.12.