Cooperativa do MST em SC é exemplo na produção de leite

Por Marcela Cornelli

A Cooperoeste, fundada em 1996 pelo MST e Movimento dos Pequenos Agricultores se tornou a segunda maior empresa do município de São Miguel do Oeste no extremo oeste de SC e a primeira no ramo do leite. A cooperativa desempenha um importante papel no desenvolvimento auto-sustentável, gerando empregos e renda para mais de cinco mil famílias.

A Cooperativa conta hoje com 420 sócios. Os trabalhadores são os gerentes e administradores da empresa, que reúne três pequenas agroindústrias, duas de pepino em conservas e uma de leite tipo C, além da indústria de leite longa vida. Seus produtos são industrializados e comercializados com a marca Terra Viva da Cooperativa Central de Reforma Agrária de Santa Catarina.

A Cooperoeste é a segunda empresa em arrecadação de impostos do município. Ao todo são 1.300 produtores integrados, além da Agropecuária Cooperoeste, que permite a compra de produtos com qualidade e economia.

As obras de construção da indústria de leite longa vida iniciaram-se em 1998 com os recursos do Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária (Procera). No ano seguinte, já estava em funcionamento, ajudando no desenvolvimento dos agricultores da região, que é a maior produtora de leite do estado.

Como a embalagem era importada, a alta do dólar inviabilizou as atividades. A saída então, foi fazer uma parceria com outras empresas da região: a Lacticínios Cedrense, a Auriverde dona da marca Realta e a Uruguaia Conaprole. Esta junção possibilitou a aquisição de uma máquina da Tetra Pak que tem embalagens nacionais, permitindo assim o crescimento da indústria.

Celestino Persch, assentado e dirigente da Cooperoeste, lembra que “no ano em que a indústria entrou em funcionamento, o então governo FHC cortou os créditos para os assentados e pequenos agricultores, o que dificultou a produção de leite. Sem créditos subsidiados não tem como progredir na agricultura”, explica.

Hoje, a indústria envasa 220 mil litros de leite por dia com 100% de sua capacidade, gerando 250 empregos, diretos e indiretos. Até o final de abril será instalada a terceira máquina de envase, que aumentará a capacidade produtiva para 350 mil litros por dia.

Fonte: Site MST