Confira o quadro de mobilizações do dia 11 e o que foi aprovado para a próxima quarta, dia 17

Seis sindicatos conseguiram aprovar na assembleia de quinta-feira [11] a deflagração da greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de novembro, próxima terça-feira. Outros três, promoverão paralisação de 24 horas, com assembleia no final do dia para avaliar a continuidade do movimento. Além disso, há os que realizarão paralisações parciais, assembleias e atos para depois definir os rumos do movimento.

Confira abaixo o quadro de mobilizações na próxima semana.

Greve por tempo indeterminado a partir do dia 17

Sindjufe-BA: Os servidores da Bahia paralisaram as atividades por 24 horas, sendo que o atendimento à população foi suspenso. Em assembleia no início da tarde, na porta do TRT, os servidores aprovaram deflagrar por tempo indeterminado a partir do dia 17 e realizar assembleia geral de avaliação no dia 18, no TRE.

Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Alagoas paralisaram as atividades durante 24 horas nesta quinta-feira [11]. A concentração foi em frente ao prédio do TRE. De acordo com o sindicato, a adesão foi bastante positiva e na assembleia geral foi aprovada deflagração da greve por tempo indeterminado a partir do dia 17, seguindo o calendário nacional de mobilização.

Sindijufe-MT: Greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de novembro foi o que deliberaram nesta quinta-feira [11] os servidores do Judiciário Federal de Mato Grosso, em resposta à resistência do governo federal e do STF quanto à aprovação do PCS-4. De acordo com o Sindijufe-MT, a decisão foi tomada pela categoria ao final da assembleia geral extraordinária, promovida pelo sindicato, no saguão do TRT-23, em Cuiabá.

Sinpojufes-ES: Em assembleia geral extraordinária nesta terça-feira [11], no pleno do TRE, com a presença dos servidores dos três ramos do Judiciário Federal no Espírito Santo, a categoria deliberou pela paralisação das atividades por tempo indeterminado a partir do dia 17. A categoria também decidiu pela manutenção de assembleias permanentes, sendo que a próxima será no dia 18, no Pleno do TRE, com primeira chamada às 12h30 e segunda chamada às 13h. Os servidores decidiram também fazer as respectivas comunicações legais da deflagração da greve a partir do dia 17.

Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas realizaram paralisação de 24 horas nesta quinta-feira [12], cumprindo o calendário da Federação. Além disso, o sindicato promoveu um ato público em frente ao Fórum Trabalhista de Manaus. Os servidores já haviam aprovado o início da greve para 17 de novembro.

Sindiquinze-SP: O sindicato realizou, nesta quinta-feira [11], uma grande rodada de assembleias nas 108 cidades de âmbito da JT da 15ª Região. Até a noite de ontem [11], o sindicato contabilizou 1.249 votos correspondentes à apuração de 73 Varas e Fóruns trabalhistas, sendo que 522 servidores votaram pela realização da greve a partir do dia 17, enquanto 466 deliberaram pela não deflagração.

Paralisação de 24 horas no dia 17

Sintrajud-SP: Em São Paulo, os servidores realizaram uma assembleia e ato público em frente à sede do TRF-3, na Avenida Paulista. Na oportunidade, os servidores decidiram realizar uma paralisação de 24 horas no dia 17 e, ao final do dia, vão avaliar se o movimento se estenderá por tempo indeterminado, seguindo o calendário nacional da Fenajufe.

Sintrajufe-RS: Os servidores do Rio Grande do Sul paralisaram os trabalhos durante duas horas nesta quinta-feira [11], das 13h às 15h. Na assembleia, realizada à tarde, no prédio das Varas Trabalhistas, os servidores de Porto Alegre aprovaram paralisar as atividades por 24 horas no próximo dia 17. No mesmo dia, será realizada assembleia geral para discutir a continuidade do movimento grevista.

Sitraemg-MG: O Sitraemg-MG realizou ato público das 13h às 14h, em frente ao prédio da Justiça Federal, em Belo Horizonte. Também foi realizado ato público em Juiz de Fora, das 12h às 13h, em frente ao prédio da Justiça do Trabalho. Na assembleia geral, os servidores aprovaram paralisação de 24 horas no dia 17 e assembleia, no mesmo dia, para definir rumos do movimento.

Outras atividades no dia 17 e na próxima semana

Sintrajusc-SC: Em assembleia geral nesta quinta-feira [11], no TRT-SC, os servidores aprovaram promover um ato público no dia 17, próxima quarta-feira, das 16 às 17h, no TRT. No dia 16, terça-feira, uma comissão de servidores vai passar nos setores de trabalho das Justiças Federal, Trabalhista e Eleitoral para convidar os servidores que fizeram greve e também os que não aderiram ao movimento a participarem da atividade, já que o tempo está cada vez mais curto para garantir a aprovação do PCS.

Sintrajufe-MA: Os servidores do Fórum Trabalhista Astolfo Serra paralisaram as atividades por duas horas, das 7h30 às 9h30. Na Justiça Federal, o sindicato percorreu todos os setores do órgão para conscientizar a categoria sobre a importância da mobilização em defesa dos PCSs. Na próxima terça-feira, 16 de novembro, haverá assembleia geral para discutir e votar o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17.

Sisejufe-RJ: Aglutinar forças e aumentar a mobilização para a grande assembleia geral da categoria no dia 17 de novembro, que poderá decretar uma greve por tempo indeterminado foi a tônica das assembleias realizadas no dia 11 de novembro no TRT, na Seção Judiciária Rio de Janeiro [SJRJ], no TRF, com participação dos servidores Justiça Federal da Avenida Venezuela e no TRE.

Sintrajuf-PE: O sindicato promoveu mobilizações nesta quinta-feira [11], nos órgãos do Judiciário Federal no Recife. Foram realizadas paralisações de 24 horas no TRT; de duas horas [das 15 às 17h] no TRF 5º e no período da tarde no TRE. No dia 18, haverá assembleia geral, às 17, no TRE, para discutir o indicativo de greve por tempo indeterminado.

Sintrajufe-PI: Na Justiça Federal, no Fórum Trabalhista e na sede do TRT, os servidores paralisaram os trabalhos nesta quinta [11], das 8h às 12h. A assembleia deliberou que haverá reuniões setoriais durante a semana e paralisação de duas horas na sexta [19] de 8h às 12h, também no prédio da Justiça Federal, com assembleia para deliberar sobre o movimento grevista.

Sindjuf-PA/AP: O sindicato realizou assembleia geral nesta quinta-feira [11], no hall de entrada do TRE, em Belém, para discutir o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de 17 de novembro. Foi aprovado um calendário de mobilização e assembleia no dia 19 para definir pela greve ou não.

Sindjufe-MS: No dia nacional de lutas, em Campo Grande os servidores do Judiciário Federal e do MPU participaram de ato unificado, em frente à sede do TRE. No dia 18 de novembro haverá assembleia geral, no auditório do TRE, para discutir a campanha pela aprovação do PCS e definir o indicativo de greve.

Sinjutra-PR: Na JT houve paralisação de 2 horas e concentração no Fórum Trabalhista de Curitiba. O Sinjutra enviou por correio material para mobilização às unidades do interior do estado. Durante a paralisação, foi entregue carta aberta à população expondo a luta dos servidores pela valorização da carreira e dos serviços prestados aos usuários da Justiça. Além de Curitiba, em São José dos Pinhais boa parte dos servidores paralisou os trabalhos durante 2 horas.

Da Fenajufe, com informações dos sindicatos