Começa hoje o Fórum Social Mundial na Índia com personalidades de todos os continentes

Por Janice Miranda

Hoje, às 16h de Mumbai (8h30, horário de Brasília), começa oficialmente a quarta edição do FSM. O evento de abertura terá desde apresentações musicais e de dança de grupos indianos e do brasileiro Instituto como também um ato político com a participação de personalidades reconhecidas internacionalmente na luta por um outro mundo.

Entre eles, destacam-se o brasileiro Francisco Whitaker, um dos idealizadores do encontro, a iraniana Shirin Ebadi (prêmio Nobel da Paz em 2003), os indianos V. P. Simgh (crítico literário) e Lakshmi Sehgal (líder da esquerda no país, primeira candidata mulher à presidência da Índia, em 2002), o palestino Mustafá Barghouti (co-fundador de uma rede de entidades de oposição na Palestina ao lado de Edward Said), o argelino Ahmed Ben Bella (líder do movimento de independência e primeiro presidente do país após a independência), além do britânico Jeremy Corbin (líder do partido trabalhista e que comandou a campanha anti-guerra na Inglaterra).

Nessa primeira conferência estarão presentes personalidades de todos os continentes, como uma demonstração da preocupação planetária do evento e sua intenção de romper ao máximo as fronteiras geográficas.

Últimos preparativos

As conferências, exposições e debates do 4o FSM serão realizados em pavilhões simples e empoeirados, em uma antiga fábrica que virou centro de exposições, na periferia de Mumbai. Ontem, dezenas de voluntários e operários ainda pregavam painéis, pintavam e varriam os pavilhões para que o local possa abrigar, com algum conforto, as cerca de 100 mil pessoas aguardadas pelo comitê organizador do FSM.

Fonte: Diário Vermelho com informações de Agências nacionais