Com queda do desemprego, sindicatos ganham força para negociar reajustes

A queda do desemprego deu fôlego para os trabalhadores negociarem melhores acordos salariais neste segundo semestre. Animadas pelos indicadores positivos da economia, as centrais sindicais já reivindicam reajustes reais de salário. Ou seja, além da reposição da inflação também buscam ganhos reais de salário.

Esse cenário é muito diferente do observado no primeiro semestre de 2003, quando o principal item da pauta de reivindicações dos trabalhadores era a garantia de emprego.

A queda do desemprego é o indicador que mais fortalece a campanha salarial dos trabalhadores. Pesquisa divulgada ontem pela Fundação Seade/Dieese mostrou que o desemprego na região metropolitana de São Paulo caiu de 19,1% em junho para 18,5% em julho. Foi o melhor resultado do governo Lula.

(Fonte: Folha Online)