CNTE quer recursos da dívida externa investidos em educação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) quer utilizar o dinheiro destinado ao pagamento da dívida externa para o financiamento da educação. A reivindicação foi feita ao ministro da educação, Tarso Genro, durante a abertura do 29o Congresso Nacional da confederação. Para os setores conservadores da sociedade, pode parecer uma reivindicação absurda, mas não quando lembramos que o atual presidente da República sempre foi um defensor da realização de uma auditoria sobre a dívida externa, que estanca os cofres do País.
Além disso, alguns países e instituições começam a discutir a questão. O exemplo mais recente é o da Espanha, que concordou em que parte da dívida da Argentina fosse convertida em investimento em educação básica e fundamental. No Brasil, a proposta de reversão feita pela CNTE atingiria o correspondente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou R$ 180 bilhões, que seriam destinados à educação.

Fonte: Agências de notícias